25 de agosto de 2011

S.A.R., DOM DUARTE EM CASCAIS COM O JOÃOZINHO

O que É ou o que representa o "Joãozinho": o Hospital São João (Porto) celebrou a comemoração dos seus 50 Anos, em Junho de 2009.

Sustentado na confiança que representa como Hospital e Hospital Universitário, lançou um desafio à sociedade civil: Construir uma Ala Pediátrica completamente financiada pelo dinheiro das pessoas quer a nível individual ou empresarial.
Cada vez mais a sociedade civil tem de ser chamada a assumir responsabilidades públicas para defesa dos interesses de Todos,...nada melhor que um Projecto que quer dar Saúde aos intervenientes do Futuro,...estar doente, a limitação física em nada pode limitar o desenvolvimento intelectual dos Nossos Meninos,...pode até ser uma janela de oportunidade, para as Crianças e as suas famílias.
A idade pediátrica, hoje vai até aos 18 anos. Além da parte clínica e da parte hoteleira que permitirá às famílias permanecer com o conforto necessário, aponta ainda para a formação de quem está a crescer,...hoje e cada vez mais há meninos que fazem internamentos de longa duração e recorrentes. A Nova Ala Pediátrica, terá escola integrada e creche, um espaço de Ciência Viva (que fará parte do roteiro dos museus da cidade do Porto) onde crianças saudáveis podem ter aulas com Meninos internados,...um jardim para ser "cultivado",pelos meninos e toda uma parte lúdica tão necessária ao crescimento saudável!

A Base do edifício já está construída, (urgência e cuidados intensivos da pediatria).
Este ano foi dedicado à divulgação do Projecto e à formação da Comissão de Honra da qual é presidente a (...) fazendo parte da comissão de honra, SAR Dona Isabel de Bragança e Margarida Uva. Fazem parte ainda 3 crianças, o Jaime, a Maria Álvaro e Maria João.

O "Joãozinho" já está a cumprir o seu pequeno papel de uma nova esperança, para muitas das crianças que são tratadas em S Tomé ou Guiné, e na impossibilidade disso, serem transportadas para o Hospital São João (a expensas do Hospital).
Ainda recentemente, a Fundação Nelson Mandela, escolheu o Projecto Português “Um Lugar pró Joãozinho” como projecto inspirador, tendo nos seus ideais, ideais comuns.
O Senhor José Figueiredo, paciente do Hospital São João, resolveu agradecer ao Hospital a forma como tem sido tratado e resolveu ajudar a promover o projecto “Um Lugar pró Joãozinho”, fazendo de bicicleta a Costa Portuguesa de Caminha a Vila Real de Santo António,(1700km).

À sua passagem por Cascais, foi com enorme gosto que me associei a esta iniciativa, recebendo o "Joãozinho", S.A.R., O Duque de Bragança, a Dra Ana Principe do HSJ e, naturalmente, o José Figueiredo, cujo altruísmo dispensa mais comentários e nos faz continuar a acreditar na solidariedade humana como valor fundamental da nossa sociedade.
Texto de Carlos Carreira (Facebook)

Fonte: Família Real Portuguesa

Sem comentários: