26 de setembro de 2011

A não perder - Real Regatta das Canoas


Realiza-se no Domingo, 2 de Outubro de 2011 (das 13h00 às 16h00), mais uma reconstituição histórica da Real Regatta das Canoas, a 6.ª do Séc. XXI.

Esta Regatta - que se realizou pela primeira vez em 1845 - constituíu uma homenagem prestada pela Família Real Portuguesa aos fragateiros, arrais, bordas d’Água e todas as gentes ligadas à faina do Tejo e dos campos do Tejo (varinos, avieiros, gaibéus, entre outros) que ajudaram na resistência e combate às invasões do Séc. XIX.


Na Praia de Pedrouços, no Forte do Bom Sucesso e em especial no rio Tejo não deixem de assistir à partida ao ferro e velas em baixo e acompanhar o maior espectáculo do Mundo.

Trata-se da única Regatta do MUNDO que todos os anos segue as regras de 1845, constantes do Regulamento (carreguem na imagem para a aumentar).

Se puderem, se gostarem e se não vos bastar assistir a partir de terra, venham com a Marinha do Tejo e embarquem numa canoa ou numa fragata ou numa caravela e sintam a sensação extraordinária que é «trabalhar como um só», o lema da Marinha do Tejo.

Tragam a Família e os Amigos, em particular as CRIANÇAS, que terão histórias fantásticas para contar na escola e aos amigos!
 
Programa
 
12h30 – Chegada das embarcações à Praia de Pedrouços
13h00-13h30 – Ao ferro, na praia, nas posições sorteadas
14h00 – Sinal para a largada das “faluas e canoas”
14h05 – Sinal para a largada dos “catraios”
14h10 – Sinal para a largada das “embarcações em passeio”
16h00 – Hora prevista da chegada das primeiras embarcações à “Linha de Chegada” no Montijo
17h00 – Regresso das embarcações aos portos de origem ou pernoita no Montijo

Em hora e de forma a indicar: o regresso das embarcações em passeio e dos respectivos passageiros a Pedrouços ou Belém.
 

Sem comentários: