9 de abril de 2012

S.A.R. DOM DUARTE DE BRAGANÇA EM PEREGRINAÇÃO PELA MADEIRA





S.A.R. Dom Duarte Pio de Bragança passou uns dias na Madeira, sem a presença de D. Isabel e dos filhos, apesar das ligações familiares da Duquesa de Bragança a este arquipélago.
Não se pense que esta visita do Duque de Bragança à Madeira foi um passeio turístico. Muito pelo contrário. D. Duarte Pio esteve como representante da Casa Real Portuguesa por ocasião de mais um aniversário da morte do Imperador Carlos da Áustria, o Beato, ocorrida há 90 anos, a 1 de Abril de 1922, no Funchal, e que se encontra sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Monte.
Para as celebrações do aniversário da sua morte esteve presente uma comitiva real dos Habsburgos, de 120 pessoas, grupo liderado pelo Arquiduque Karl de Habsburgo. As ligações do arquiduque austríaco à Madeira vêm desde os tempos e a infância e perduram até à actualidade, onde chegou a ser guia turístico. Isso mesmo referiu Karl Habsburg quando foi recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal para receber a medalha dos 500 anos da Cidade do Funchal, ressalvando que este encontro junta irmãos e primos, entre eles D. Duarte, Duque de Bragança. Durante a cerimónia, o representante da Casa Real Portuguesa assinou o Livro de Honra da Câmara do Funchal.
Os peregrinos ao Imperador e Beato Carlos da Áustria foram ainda recebidos pelo Bispo do Funchal, D. António Carrilho. A audiência contou com as presenças de D. Duarte Pio, da realeza e igreja austríaca.
 
Fonte: PPM Braga

Sem comentários: