10 maio 2012

Comemorações dos 500 anos do Foral da Vila de Montalvão


No próximo sábado, 12 de maio, Dom Duarte Pio – Duque de Bragança e chefe da Casa Real Portuguesa, estará em Montalvão (concelho de Nisa) para participar numa iniciativa comemorativa dos 500 anos do Foral da Vila de Montalvão.

O Duque de Bragança foi convidado para proceder ao descerramento de uma placa alusiva da efeméride. Pelas 16 horas ocorrerá na Casa do Povo uma conferência com a participação de Gabriela Tsukamoto – Presidente da Câmara Municipal de Nisa e do Historiador Jorge Rosa que apresentará uma comunicação sobre o tema “Montalvão, Dupla Fonteira”. Na sequência da conferência, terá lugar na Igreja Matriz de Montalvão um concerto pela Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Castelo Branco.
As comemorações que assinalam o aniversário da atribuição do Foral a Montalvão pelo Rei Manuel I. são organizadas pelas associações Vamos à Vila e Salavessa Viva com apoios da Câmara Municipal de Nisa, da Junta de Freguesia de Montalvão da Santa Casa da Misericórdia de Montalvão e da Associação de Desenvolvimento de Nisa.
Em 1497, D. Manuel deu ordens para que fossem recolhidos todos os velhos forais do reino, com o objectivo de os refazer e actualizar. Esta tarefa prolongou-se até 1520. Os Novos Forais – Forais Manuelinos – tinham como objectivo, de uma forma muito sucinta, demarcar os limites territoriais estabelecendo as relações económicas e sociais entre as entidades outorgadas e as outorgantes, definindo os tributos a pagar pelos primeiros e tinha acima de tudo um carácter fiscal. Eram descriminados os lugares no concelho e descriminadas as dívidas à coroa que eram pagas em géneros alimentícios ou dinheiros reais. Estes Forais foram reunidos no chamado Livro dos Forais Novos.
No concelho de Nisa, além de Montalvão, também se celebram este ano os aniversários do Foral em Alpalhão, Nisa e Amieira do Tejo.

Fonte: Tudobem

Sem comentários: