sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Dote da Princesa - Feira Quinhentista em Torres Novas


4 Maio . sexta
16h00 . Cortejo de pormenores
Desfile das escolas
Alunos e professores vestem-se à época e desfilam pelas ruas do centro histórico, rumo ao coração da cidade, envergando adereços de inspiração quinhentista, confecionados na sala de aula ou em casa. Uma animação que ficará para a história!

Percurso // Teatro Virgínia » Rua Alexandre Herculano » Praça 5 de Outubro e Jardim das Rosas » Avenida » Praça 5 de Outubro

22h00 . El Rei e os 3 Estados
D. João III prepara-se para as suas primeiras Cortes. Jovem, mas decidido, o rei não perde tempo e chega a Torres Novas junto com seus fidalgos e demais nobreza, mais a clerezia e os representantes dos concelhos do reino. A Igreja de São Pedro foi o local que acolheu a reunião, na qual se ouviram as diversas petições feitas ao monarca.
Percurso // Rua Miguel Bombarda » Largo da Botica » Praça 5 de Outubro

5 Maio . sábado

16h00 . Cortejo de pormenores
Desfile das famílias e amigos Famílias e amigos são convidados a desfilar pelas ruas do centro histórico com os seus trajes e acessórios de época. Venha empunhar uma espada, entrançar o cabelo, ser um rei ou um mendigo por um dia!
Percurso //Teatro Virgínia » Rua Alexandre Herculano » Praça 5 de Outubro

18h00 . Chegada da Princesa e da Rainha
Aprovado que está o imposto especial para custear o dote do seu casamento, D.ª Isabel, Infanta de Portugal, chega a Torres Novas para tomar parte no contrato a celebrar. Acompanha-a a rainha, sua cunhada, D.ª Catarina de Áustria, e restantes membros da corte. El-Rei junta-se-lhes no extremo da vila, acompanhando-as na chegada à grande praça.
Percurso // Escola Prática de Polícia » Av. Dr. João Martins de Azevedo » Ponte do Raro » Largo da Botica » Praça 5 de Outubro

20h00 . Festa na Corte
Banquete Real
O alcaide, pelo grande privilégio e subida honra de haver, na vila de Torres Novas, a família real em seu castelo, dá um grande banquete em honra da infanta e preito de homenagem a el-Rei.
Local // Alcaidaria do Castelo
Capacidade // 80 pessoas
Preço // 25€
INSCRIÇÕES até dia 5 de Maio 916340010 . 249817165 torresnovas@templar.pt

23h00 . Festa na Corte . Sarau/Baile
Findo o banquete, a corte deseja presentear a infanta e a rainha com momentos de folgar e diversão. Mais uma vez, abre-se a grande praça para acolher os pares e dar início ao baile.
Local // Praça 5 de Outubro

6 Maio . domingo

16h30 . Embaixada de Castela
De Toledo, onde estavam reunidas as Cortes castelhanas, chegam os procuradores de Carlos V, mandatados para celebrar o contrato de casamento com D.ª Isabel. Carlos Popet e Juan de Zúñiga são recebidos pelo alcaide que os conduz até ao castelo, à presença de D. João III.
Percurso // Escola Prática de Polícia » Av. Dr. João Martins de Azevedo » Ponte do Raro » Largo da Botica » Praça 5 de Outubro

18h00 . Juramento do Contrato
Acordadas as premissas do contrato, juram as partes cumprir tudo quanto ficara escrito. Às mãos do Bispo de Lamego, jura sobre a Bíblia el-Rei. D. João III, a Infanta D.ª Isabel e os embaixadores de Castela.
Local // Praça 5 de Outubro

21h30 . Grande Cortejo de Despedida
Jurado o contrato, concluídas as Cortes, dá el-Rei ordens para que a corte se desloque a Almeirim, onde se realizará a cerimónia do desposório. Daí, a, agora, Imperatriz Isabel, aguardará a sua saída para Castela, onde a aguarda Carlos V.
Percurso // Rua da Câmara Municipal » Rua Gil Paes » Praça 5 de Outubro » Largo da Botica » Igreja de Santiago

Sem comentários: