09 junho 2012

Museu do Mar Rei D. Carlos

O Museu do Mar-Rei D. Carlos está sediado no espaço do antigo Sporting Club de Cascaes, fundado em 1879, por iniciativa do então Príncipe Carlos (futuro D. Carlos I). Durante várias décadas do século XX, este edifício, também conhecido por Clube da Parada, foi palco de muitos acontecimentos sociais, lugar de lazer e de divertimento.
A partir de 1976, a consciência da importância do património marítimo do Concelho e das alterações socio-económicas que se verificaram nos últimos 30 anos, devido à gradual e sistemática diminuição das pescas e da produção dos seus derivados, que durante séculos havia marcado as actividades económicas e o modo de vida de muitos habitantes, proporcionou as condições sócio-culturais para a criação de um museu dedicado ao mar e à memória das gentes a ele ligadas. Deu-se então início à fase de instalação do Museu do Mar, sendo este formalmente inaugurado em 7 de Junho de 1992.Do edifício oitocentista existe ainda a Sala Octogonal, espaço de entrada no universo museológico. As restantes salas constituem ampliações posteriores, destinadas a expor o crescente acervo que foi incorporado ao longo dos anos, bem como a aumentar o número de serviços vocacionados para o público (Biblioteca e Serviço de Educação), ou para o funcionamento interno (reservas museológicas, gabinete de conservação e restauro).
Em permanente crescimento e actualização, o museu tem sido alvo de recentes reformulações do discurso expositivo, procurando adaptar-se às exigências do público actual, em especial aos interesses dos mais jovens, através de uma linguagem dinâmica e interactiva, com recurso às novas tecnologias, assim como à criação de ambientes e de mensagens que vão ao encontro das preocupações sociais, culturais e cientificas do momento actual. Cada vez mais vocacionado para o estudo e a divulgação da biodiversidade e dos problemas ambientais, as salas da exposição permanente têm vindo a ser remodeladas, reequacionando-se os seus conteúdos e procedendo-se à inserção de novas soluções museográficas, mais adequadas às exigências actuais de comunicação.

A Câmara Municipal de Cascais, através do Museu do Mar Rei D. Carlos, promove, desde 1995, o Prémio do Mar Rei D. Carlos, pretendendo assim homenagear o monarca e, simultaneamente, o eminente oceanógrafo que D. Carlos foi, desde sempre apaixonado pelo mar.

O Prémio do Mar Rei D. Carlos continua apostado na divulgação de trabalhos científicos de grande qualidade e inovação, muitos deles desconhecidos do grande público, promovendo deste modo o reconhecimento pelos trabalhos dos investigadores e cientistas portugueses.

Fonte: Museu do Mar Rei D. Carlos

Sem comentários: