quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mercado Medieval Óbidos 2012


"Esponsais de Afonso V e Isabel de Coimbra”

Está tudo prestes pêra aquele dia, arrivará El-rei donde pousava, e irá aos Paços, onde está a Infanta.

Na Vila de Óbidos estarão muytas gentes juntas em algaraviados bandos de jogos e danças por toda-las partes e praças, com muitos trabalhos e prazeres. As principais ruas per esta festa havia de ser todas semeadas de garridas verduras, estandartes e cheiros… Todolos chegam ao chamamento del Rey…

Dom Afonso o V, per graça de Deus Rey de Portugal e do Algarve e senhor de Ceuta, faz saber.

Concellos e homens boos de nossa Vila ou cidade de tal logar. Nos Rey vos enviamos muy saudar.

Creio que bem sabeis como avemos jurado e prometido de casar com a Infanta e foy acordado que casasemos com ella ante partirmos desta nobre y sempre leal Vila d’Óbidos.
Faremos celebrar com semelhante festa que durará 16 dias y 16 noites.

A tabla estará muy guarnecida com porcos, caça, capoeira e tudo o que lhes cumpre. Na ceia comerão bispos e outras honradas pessoas de fidalgos e burgueses do lugar e donas e donzelas do paço e da Vila. De sede não sofreis são muitas as pipas de qualidades de vinhos, brancos e tintos que vieram do norte e do sul.

E quando soar a água chegará a música e a dança de tantos trovadores e jograis que não aja quem não folgue.

Os jogos e os torneios, os mercadores e artesãos mouros, judeus e cristãos com suas quinquilharias animam damas e cavalleiros nestas nobres festanças.

E serão muytas as gentes que pareceram muito bem por serem muitos, e de muitas sortes… porteiros de maça, reis de armas, arautos e passavantes , fillos de algo de grande e minguado atavio, tabeliães , burgueses, povaréu…

Todolos a Óbidos a celebrar esponsais del Rey.


Mais informações: http://www.mercadomedievalobidos.pt/index.php

Sem comentários: