sexta-feira, 20 de julho de 2012

NOTA DE IMPRENSA - proTEJO – Movimento Pelo Tejo, 17 de Julho de 2012

O GOVERNO ESPANHOL FAZ RENASCER DAS CINZAS O NOVO TRANSVASE DA ESTREMADURA PARA O LEVANTE ESPANHOL

O Governo Espanhol, pela voz do seu Director- geral da Água Joan Urbano, faz renascer das cinzas o planeamento do novo transvase da Extremadura espanhola, do rio Tiétar em Valdecañas, para a bacia do Segura no Levantes espanhol, após dois anos de negação oficial desta intenção ao Governo português.
Eis que agora o Director geral da Água faz prova de vida deste projeto de transvase que desde Junho de 2009 o proTEJO tem vindo a denunciar.
Como afirmámos em Fevereiro deste ano (ver aqui) este novo transvase (o quarto a acrescer aos três atualmente existentes - ver aqui e aqui) para a bacia do Segura irá colocar em causa as reservas hídricas da Estremadura que têm garantido o cumprimento da Convenção de Albufeira por parte do Governos espanhol, aumentando significativamente o risco de uma extrema redução de caudal que o rio Tejo tem vindo a acentuar-se desde 2007 com o inerente agravamento da seca, que tem vindo a ser “artificialmente“ induzida no Ribatejo e que em Março deste ano já deixou sem capacidade de rega os agricultores a quem o rio Tejo dá o seu sustento.
“Artificialmente” porque o Governo Espanhol não obriga o operador hidroeléctrico das barragens da Estremadura a descarregar parte das significativas reservas de água que as barragens da Estremadura, encontrando-se o caudal na barragem de Cedilho, à entrada de Portugal, justamente no limiar mínimo que garante o cumprimento da Convenção de Albufeira com 7,6 hm3/semana, mas muito abaixo do caudal enviado para o levante espanhol pelo transvase Tejo - Segura em média de 19,55 m3/s na semana passada.
Neste sentido o proTEJO – Movimento Pelo Tejo solicita ao Governo português os seguintes esclarecimentos:
1.    O Governo espanhol continua a negar oficialmente a existência do projecto de um novo transvase desde o rio Tejo na Estremadura para a bacia do Segura, apesar das afirmações do Director-geral da Água?
2.    A Comissão de Acompanhamento do Desenvolvimento da Convenção de Albufeira foi informada da existência deste projecto e equacionou as suas repercussões no rio Tejo em Portugal e a necessária revisão da Convenção de Albufeira?
3.    A Administração da Região Hidrográfica do Tejo teve conhecimento da existência de um projecto para este novo transvase desde o rio Tejo na Estremadura espanhola para a bacia do Segura e considerou as suas repercussões na elaboração do Plano da Região Hidrográfica do Tejo que afirma ter sido coordenado com a sua congénere espanhola, a Confederação Hidrográfica do Tejo?
As populações ribeirinhas têm direito a estes esclarecimentos e a conhecer o futuro que está reservado ao rio Tejo, um dos maiores rios ibéricos e internacionais, que merece um futuro melhor do daquele que se supostamente se avizinha no horizonte.

O TEJO MERECE!

Paulo Constantino e Rui Reis 
(porta vozes do proTEJO)

CONTACTOS
Email: proTEJO.movimento@gmail.com
Telemóvel:
Paulo Constantino (+351919061330)
Ruis Reis (+351917906838)
GRUPO proTEJO
Visualização: http://groups.google.com/group/proTEJO?hl=pt-PT
Distribuição: proTEJO@googlegroups.com

 
COMUNICADO DE IMPRENSA

Plataforma em defesa do rio Tejo e Alberche de Talavera de la Reina
16 de Julho de 2012

A Plataforma exige uma justificação imediata ao Director Geral da Água do ministério sobre as suas declarações sobre o transvase do médio Tejo, ou que seja desautorizado ou destituído pelo Secretário de Estado ou pelo próprio Ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente.
Da mesma forma, a plataforma convida o Director-geral da Água a visitar Talavera de la Reina, para comprovar a quantidade de água que nos sobra, o estado dos nossos rios, e, finalmente, se se atrever, proponha aqui, diante de nós, o transvase do médio Tejo.
A partir da Plataforma, queremos dizer que estamos fartos que se olhe sempre para o mesmo lugar, ao propor um transvase de água para o Levante. Já suportamos o transvase da cabeceira do Tejo, o do Alberche para Madrid, e como se fosse pouco, pretendem levar o Tiétar e/ou o Tejo de Valdecañas. Consideramos um verdadeiro insulto as intenções e as maneiras do Director-geral da Água do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Juan Urbano. Em primeiro lugar, é um absurdo que, tendo os regantes do Alberche saído em protesto, no último sábado, porque não têm água para regar, se planeie um transvase a partir deste território já bastante insultado e explorado. O Sr. Urbano não considera esta região "excedentária", mas como os seus antecessores, considera-a terra de espoliação, e diz em Murcia, com total petulância, que daqui se poderia levar água, isso sim, metendo no assunto Castilla -La Mancha, mais especificamente Ciudad Real, como possível destinatária de parte do transvase, que a ninguém escapa que tem como destino final o Segura.
Desconhecemos se o Director geral da Água tem autoridade para determinar todo o planeamento hidrológico, planos de bacia hidrográfica, incluindo o do Tejo, que não prevê "excedentes" transvasáveis nem em Valdecañas nem no Tiétar. Principalmente porque não existem "excedentes", e se acham que não que perguntem a Portugal. Mas é um despropósito que ponha uma manta na cabeça e vá dizer para Múrcia o que ali querem ouvir. Será que este individuo está a soldo de Múrcia? E em Castilla-La Mancha? Já conta com o governo? Sabem, aprovam, estão ao corrente ou rejeitam este hipotético transvase que atravessar a região de oeste para leste? O Diretor-geral da Água quer fomentar o confronto entre as províncias de Toledo e Ciudad Real, para que no final, como sempre, seja Murcia a levar o gato à água?
A partir da Plataforma em defesa do rio Tejo e Alberche convidamos o Director-Geral da Água do Ministério a visitar Talavera de la Reina. E a explicar aos regantes do Canal Baixo do Alberche porque não têm água do Alberche para regar. Queremos a mesma atenção e dedicação que mostrou com os regantes do Tejo-Segura, em Múrcia. Nem mais nem menos, porque todos pagamos por igual o seu salário. E já agora, convidamo-lo a visitar o rio Tiétar e o reservatório de Valdecañas, para que nos informe onde estão o excedentes. Se por causa dos cortes, e apesar da proximidade de Madrid, o senhor Director-geral não pode deslocar-se, nós vamos buscá-lo e levamo-lo onde for necessário.
Finalmente, a partir da Plataforma queremos transmitir ao governo de Espanha que não nos ignore mais e não nos continue a considerar cidadãos de segunda classe, habitantes de uma hidro-colónia, e lhe pedimos para não voltar a seguir o caminho já trilhado pelo anterior governo socialista. Aqui realizou-se uma manifestação no passado sábado, onde estiveram todos os partidos políticos, pedindo unidade, boa vontade e soluções. Soluções que em nenhum caso podem passar por dar mais uma punhalada nesta terra, ao Tejo e a Castilla-La Mancha. Que fique bem claro: temos demonstrado que somos dialogantes, que defendemos a justiça para o Tejo e para esta terra. Mas não vamos consentir mais ofensas e insultos como os do Director-geral da Água. Isso acabou. Esperamos e pedimos ao Ministério boa vontade.


Mais informações:
Miguel Ángel Sanchez: 616 983715
Miguel Méndez-Cabeça: 608 212713

Sem comentários: