27 de agosto de 2012

Campo Pequeno comemorou 120 anos


Completaram-se no sábado, 18 de Agosto, 120 anos sobre a corrida inaugural da praça de toiros do Campo Pequeno, a mais importante e a mais bela de Portugal e, sem sombra de dúvida, uma das mais bonitas, funcionais e acolhedoras de todo o mundo taurino.
 
Inaugurada com a presença da Família Real, a 18 de Agosto de 1892 (foto), coube ao cavaleiro Alfredo Tinoco lidar o primeiro toiro da tarde, pertencente, como os 11 restantes, ao ganadero Emílio Infante da Câmara. Recordemos o cartaz inaugural, que eram formado pelos cavaleiros Alfredo Tinoco e Fernando de Oliveira (que viria a ser o primeiro toureiro a morrer naquela arena vítima de colhida), pelos bandarilheiros Vicente Roberto, Roberto da Fonseca, José Peixinho, João Calabaça, João Roberto e os seus colegas espanhóis Felipe Aragón "Minuto" e"Pescadero".
 
A actual praça de toiros do Campo Pequeno, projecto do arquitecto Dias da Silva, sucedeu à que existiu no Campo de Santana, inaugurada a 3 de Julho de 1831 e encerrada em 1888, na sequência de uma vistoria que interditou o edifício, por questões de segurança relacionadas com o mau estado de conservação.
 
Pode dizer-se, sem receio de erro, que a história do Campo Pequeno se confunde com a história do toureio em Portugal e que essa história é, por direito próprio, parte da história da tauromaquia, pois nesta praça actuaram, ao longo de 120 anos, todas as maiores figuras mundiais do toureio a pé e a cavalo. Os grandes nomes da portuguesíssima arte de pegar toiros pisaram esta arena e as mais importantes ganadarias de Portugal e Espanha aqui lidaram os seus exemplares.
 
Ler artigo completo AQUI
 

Sem comentários: