12 de outubro de 2012

I Festa Azul de Beja: hoje e amanhã na Escola D. Manuel I…


Beja recebe, nesta sexta-feira e sábado, a I Festa Azul da cidade, nas instalações da Escola D. Manuel I. A organização é da Real Associação do Baixo Alentejo e a iniciativa conta com a presença de D. Duarte de Bragança, assim como de entidades regionais e nacionais.
A I Festa Azul de Beja tem dois objectivos: defesa da cultura regional e da solidariedade social.

O programa da iniciativa reparte-se por dois dias e no primeiro, que se cumpre nesta sexta-feira, dia 12, será efectuada a recriação do baptismo do embaixador do Rei do Congo, na Igreja de Santa Maria, em Beja. José Gaspar, da Real Associação do Baixo Alentejo, explica como tudo se vai realizar, referindo que “a ideia da encenação parte de uma sinopse escrita por José António Falcão, director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, que deu origem a um texto elaborado pelos professores de história da D. Manuel I, que aceitaram o desafio de o fazer”. Acrescentou que “a encenação está a ser feita pelo actor Paulo Duarte e que os protagonistas são os alunos da disciplina de história”, destacando a participação de “uma turma com dificuldades”.

Amanhã, sábado, dia 13, a festa prossegue, no cumprimento do seu segundo objectivo, o da solidariedade social. José Gaspar, da organização, fez também à Voz da Planície, a apresentação das actividades do segundo e último dia da I Festa Azul de Beja, avançando que a “bilheteira do espectáculo reverte, integralmente, a favor da Liga dos Amigos do Hospital”. “Esta apresentação conta com as participações, graciosas, de António Pinto Bastos, do grupo de música tradicional, componente dos Adiafa, «A Moda da Mãe», Grupo Coral Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Tunas Académicas, masculina e feminina, Eduardo e Edgar e do Grupo Juvenil «Amantes do Cante»”.

Fonte: Voz da Planície

Sem comentários: