segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PROGRAMA DIRIGIDO POR D. DUARTE PIO - Ovar celebra 500 anos de forais manuelinos

A Câmara Municipal de Ovar assinala segunda-feira os 500 anos dos forais manuelinos de Ovar, Pereira Jusã e Cortegaça, promovendo para isso uma série de iniciativas comissariadas por D. Duarte Pio, actual herdeiro da Casa de Bragança.


Câmara Municpal de Ovar
Câmara Municipal de Ovar

Em causa estão as celebrações do quinto centenário do documento que, assinado por D. Manuel I, esteve na origem da delimitação dos actuais territórios de Ovar - parte dos quais estava então sob tutela do Mosteiro de Grijó, no concelho de Gaia.
Para o presidente da autarquia, Salvador Malheiro, o facto de ser o herdeiro do trono português a comissariar o programa de segunda-feira "revela a magnificência e relevância atribuídas a esta comemoração".
"A realização do Encontro Evocativo dos 500 anos dos Forais Manuelinos de Ovar, Pereira Jusã e Cortegaça reveste-se de grande importância histórica para Ovar", declara o autarca à Lusa. "Os forais são documentos que importa preservar e divulgar, pois constituem um símbolo da nossa identidade e, para perspetivarmos o futuro, é indispensável conhecer o nosso passado e a história das nossas gentes", defende,
Do programa das celebrações consta o encontro evocativo anunciado para as 11:00 nos Paços do Concelho, na presença do Duque de Bragança, após o que está prevista uma palestra por Silvestre Lacerda, que, enquanto, director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, irá debater o tema "Foral Novo - Registos que contam histórias".
Para o mesmo dia, à tarde, estão previstas outras duas conferências: uma por Francisco Ribeiro da Silva, catedrático em História Moderna na Universidade do Porto, e outra por Alberto Lamy, que, como historiador de Ovar, revelará as circunstâncias que motivaram a extinção dos antigos concelhos de Pereira Jusã e Cortegaça.
Paralelamente às iniciativas de segunda-feira, a Biblioteca de Ovar tem patente a partir uma mostra que, segundo fonte da autarquia, constitui para o público "uma oportunidade de ver alguns exemplos do mais valioso património histórico do município, nomeadamente documentos únicos e insubstituíveis que remontam aos séculos XVII, XVIII e X IX".
Patente até 15 de Fevereiro, essa mostra documental integra ainda um posto multimédia com informação adicional sobre os forais de Ovar e Pereira Jusã.

Fonte: DN

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

500 Anos dos Forais Manuelinos de Pereira Jusã e de Cortegaça



A Câmara Municipal de Ovar promove, no próximo dia 10 de Fevereiro, nos Paços do Concelho, um Encontro Evocativo para comemorar os 500 Anos dos Forais Manuelinos de Ovar, de Pereira Jusã e de Cortegaça, efeméride comissariada por Dom Duarte Pio, Duque de Bragança.

Este evento começará às 11 horas, com a abertura do Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro e de Dom Duarte, Duque de Bragança.
De seguida, decorrerá uma palestra de Silvestre Lacerda, Director da Torre do Tombo, com o tema: “Foral Novo – registos que contam histórias”.

Da parte da tarde, as palestras estarão a cargo de Francisco Ribeiro da Silva, catedrático em História Moderna na Universidade do Porto, com o tema: “Nos quinhentos anos dos forais manuelinos do Concelho de Ovar: as brumas da Memória” e de Alberto Lamy, historiador de Ovar, com o tema: “A extinção dos concelhos de Pereira Jusã e de Cortegaça”.

O encerramento será feito por Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Alexandre Rosas.
Este encontro pretende ainda, dar a conhecer a Mostra dos 500 Anos dos Forais Manuelinos que se encontram expostos na Biblioteca Municipal de Ovar, de 7 a 15 de Fevereiro.

Esta é uma oportunidade rara de ver alguns exemplos do mais valioso património histórico do Município de Ovar, nomeadamente documentos únicos e insubstituíveis que remontam aos séculos XVII, XVIII e X IX.
Esta Mostra Documental incluirá ainda um posto multimédia com uma apresentação que abordará os Forais Manuelinos de Ovar e de Pereira Jusã.

Fonte: Ovar News

Sem comentários: