terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

SAR, O Senhor D. Duarte de Bragança em Aveiro no próximo sábado dia 8 de Fevereiro

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/1385530_643286639026918_856814481_n.jpg

SANTA JOANA PRINCESA


A pintura terá sido produzida na Flandres entre o final do século XVII e o início do XVIII, eventualmente destinada à Casa Real Portuguesa, ficando num dos seus palácios em Lisboa. Integrou certamente a decoração do Palácio da Ajuda, pela mão e gosto da Rainha D. Maria Pia. Em 1910, aquando do exílio da família real, D. Maria Pia e D. Amélia encontram-se com D. Manuel II e partem de Mafra para o exílio, seguindo a Rainha viúva, conhecida por a Mãe dos Pobres ou o Anjo da Caridade, para a sua Itália natal. A pintura é deixada no Piemonte, no Palácio Stupinigi, até que, por herança, passa a pertencer ao Príncipe Amadeu de Sabóia que a vende em Leilão realizado recentemente em Turim.


https://scontent-b-lhr.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/t1/1622230_10203154884419932_1387061930_n.jpg



Precedendo a cerimónia, a Real Associação da Beira Litoral organiza um almoço/convívio para o qual convidamos todos os que queiram confraternizar com S.A.R O Senhor Dom Duarte de Bragança.

Encontram-se abertas as inscrições para esse almoço que terá lugar no dia 8 de Fevereiro, pelas 12h30, no Hotel Imperial, em Aveiro, por ocasião da apresentação pública da mais recente pintura de Santa Joana Princesa adquirida pelo Museu de Aveiro.

Contactos para reservas:

realbeiralitoral@gmail.com
Tel.: 932 467 387
Fax: 256 101 272

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Amigos do Museu de Aveiro "resgatam" quadro raro de Santa Joana em Itália

Aveiro, 28 Jan (Lusa) - Uma pintura rara da princesa Santa Joana, que pertenceu à rainha D. Maria Pia, foi adquirida num leilão, em Itália, pelos Amigos do Museu de Aveiro e vai ser entregue no dia 08 à instituição.

O quadro foi "resgatado" num leilão em Turim, Itália, pela Associação dos Amigos do Museu de Aveiro (AMUA), com contribuições de particulares e entidades privadas, e pertencia à colecção do príncipe Amadeu de Saboia, Duque de Aosta, à qual terá chegado através da herança da Rainha D. Maria Pia, que o terá levado para o exílio, em 1910.

A peça, considerada rara e inédita, "trará uma mais-valia importantíssima na esfera do estudo da iconografia de Santa Joana Princesa, Padroeira da cidade e diocese de Aveiro, e apresenta "excelente estado" de conservação.

"Esta peça, pelo que tudo indica, terá estado na Casa Real Portuguesa e, pela sua datação e escola, poder-se-á tratar de uma peça devocional encomendada pelos Braganças na Flandres, eventualmente por D. Pedro II ou pela sua irmã, D. Catarina, Infanta de Portugal, Rainha de Inglaterra e regente de Portugal. É conhecido o empenho dos Braganças na difusão e intensificação do culto da Princesa, o que a posse desta peça evidencia, já que, no reposteiro, vê-se o escudo da Quarta Dinastia", descreve José António Cristo, conservador do Museu de Aveiro.

Para aquele especialista, a pintura, contrariamente ao que referia o texto do catálogo do leilão, "não é seguramente portuguesa mas sim flamenga, do final do século XVII [altura da beatificação, em 1693]". Sendo uma pintura de pequenas dimensões, é, no entanto, "de mão de mestre, de um pintor que domina a arte do retrato, que trabalha os panejamentos, colorido e pormenores à maneira do norte da Europa".

A cerimónia da entrega formal do quadro ao Museu de Aveiro terá lugar pelas 15 horas do dia 08, na sala de exposições temporárias, na presença do Herdeiro da Coroa Portuguesa, D. Duarte Pio de Bragança, a convite da Associação dos Amigos do Museu de Aveiro.

Fonte: Porto Canal

Sem comentários: