segunda-feira, 12 de maio de 2014

Princesa Santa Joana


12 de Maio, festa da Princesa Santa Joana, padroeira da diocese e da cidade de Aveiro. Procissão e Missa Solene na Catedral.




Filha de D. Afonso V, rei de Portugal, a Princesa Santa Joana nasceu na cidade de Lisboa, em 6 de Fevereiro de 1452. Órfã de mãe aos quatro anos, procurou desde menina praticar sempre a mais edificante virtude, tanto no desprendimento das grandezas da corte e das vaidades do mundo, como na profunda piedade e vida interior, na sincera devoção à paixão de Cristo e na desinteressada caridade a favor dos pobres. Como manifestação de tal género de sentir e viver, escolheu para seu distintivo a coroa de espinhos.
Aos dezanove anos, recolheu-se no mosteiro de Odivelas; mas, em 4 de Agosto de 1472, mudou para o mosteiro de Jesus da então vila de Aveiro, a que ela chamava «a sua Lisboa, a pequena». Aí viveu em austeridade e fervor religioso, sob o hábito dominicano, até ao seu falecimento, ocorrido em 12 de maio de 1490; tinha trinta e oito anos de idade. Foi sepultada no coro do convento.

Logo após a sua morte, o povo de Aveiro começou a venerá-la por santa, considerando-a mesmo, mais tarde, como protectora da cidade; o seu culto foi confirmado pelo papa Inocêncio XII, em 4 de Abril de 1693. O papa Paulo VI, em 5 de Janeiro de 1965, constituiu-a padroeira principal da cidade e da diocese de Aveiro.


Fonte: Diocese de Aveiro

Sem comentários: