terça-feira, 19 de agosto de 2014

SAR, a Senhora D. Isabel de Bragança presente no casamento da Princesa Dona Amélia de Orleans e Bragança com Alexander James Spearman


Os noivos na saída da igreja.
Foto: divulgação 

Celebrou-se em 16 de Agosto de 2014, às 17h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, a Capela Imperial, no Rio de Janeiro, o casamento da Princesa Dona Amélia de Orleans e Bragança com Alexander James Spearman.


A antiga Capela Imperial ficou lotada pelos convidados, dentre os quais a Duquesa de Bragança, a Senhora Dona Isabel, acompanhada dos filhos Dom Afonso de Santa Maria, Príncipe da Beira e Herdeiro do Trono de Portugal, a Infanta Dona Maria Francisca e Dom Dinis, Duque do Porto, bem como a Princesa Maria Laura da Bélgica, Arquiduquesa da Áustria-Este - filha do Arquiduque Lorenz e da Princesa Astrid da Bélgica -, a Arquiduquesa Alexandra da Áustria e o marido, o Embaixador Héctor Riesle Contreras, a Família Principesca de Ligne - completada pelos irmãos da Princesa Senhora Dona Christine e do Príncipe Michel -, dos Condes de Nicolaÿ, e d'Ursel de Bousies, além do Príncipe Dom Casimiro de Bourbon Duas-Sícilias e, de sua esposa, Dona Maria Cristina, nascida Princesa de Savoia, acompanhado dos filhos - o Padre Alessandro e Dom Luis Alfonso. Presentes ainda inúmeros amigos e parentes do noivo, vindos do Reino Unido da Grã-Bretanha e trajando o típico kilt. Os Príncipes da Família Imperial estiveram também reunidos durante a celebração, destacando-se a figura de Sua Alteza Imperial e Real, o Senhor Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que na qualidade de Príncipe Imperial do Brasil, representou a S.A.I.R., o Senhor Dom Luiz.


O Padre Jorge Luiz Pereira das Neves celebrou o casamento, sendo auxiliado pelos concelebrantes Padre Alessandro de Bourbon Duas-Sicílias, primo da noiva, e pelo Padre Silmar Alves Fernandes, pároco da igreja. Todos os convidados acompanharam atentamente, através do livreto composto especialmente para a data, a celebração feita em português e inglês. O Coral dos Canarinhos de Petrópolis e o Quinteto de Cordas da Orquestra Filarmônica também daquela cidade, sob a regência do Maestro Marco Aurélio Lischt, abrilhantaram a cerimónia. Os pequenos Samuele Bridge, Eduardo de Orleans e Bragança de Carvalho Moreira, Pedro de Orleans e Bragança Mendes, Matilde Figuerola-Ferreti, Maria Sofia de Orleans e Bragança Moreira, Maria de Orleans e Bragança Ratto e Stella Schrader, foram, respectivamente, pajens e damas de honra dos noivos. A noiva se vestiu conforme a tradição católica e o noivo vestiu o característico fraque com calças que caracterizam a tradição escocesa, sendo àqueles quadriculados exclusivos da família Spearman.


Do Vaticano, Sua Santidade, o Papa Francisco enviou sua bênção ao casal, que foi lida pelo Padre Jorge. Após a bênção final e a assinatura dos padrinhos como testemunhas do sacramento, seguiu-se recepção no Palacete do Conde Modesto Leal, no bairro das Laranjeiras. O grande solar, que foi ricamente ornamentado com telas executadas pela tia da noiva, a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança, serviu de palco para a festa que homenageou Dona Amélia e James Spearman.


De acordo com o Pró Monarquia, a Princesa Dona Amélia assinou seu ato de renúncia por si e por seus descendentes, em 15 de Agosto de 2014.

S.A.R., A Duquesa de Bragança e seu filho S.A. D. Dinis de Bragança com Luis Mantovani

Sem comentários: