domingo, 19 de outubro de 2014

SAR, O Senhor D. Duarte de Bragança associou-se às comemorações dos 500 anos do Foral a Felgueiras


S.A.R., D. Duarte, herdeiro do trono de Portugal, esteve em Felgueiras para a sessão solene das comemorações dos 500 anos da outorga do Foral ao concelho por D. Manuel I.
O acto cerimonial realizou-se na quarta-feira, 15 de Outubro, pelas 21 horas – precisamente, no dia em que se completaram cinco séculos após a concessão do documento régio, que reconheceu Felgueiras como concelho.
D. Duartede Bragança foi, primeiramente, recebido na autarquia pelas 18 horas, no gabinete do presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, que estava acompanhado por vários vereadores e pelo presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho. Depois da recepção oficial, e ainda antes da cerimónia oficial, o monarca visitou a Casa do Pão de Ló de Margaride, dada a afinidade histórica com a Casa Real de Bragança. Ainda no âmbito da visita ao concelho, na quinta-feira, de manhã, ainda se deslocou à empresa de calçado RCM - Rolando da Cunha Melo e, de seguida, ao Mosteiro de Pombeiro.
Na quarta-feira, à noite, o auditório dos Paços do Concelho estava repleto para acolher a sessão solene, que contou com a presença de muitos instituições locais e nacionais. Tal como tinha sido anunciado, foram homenageadas quatro figuras – duas individuais e duas colectivas –, por elevados préstimos a Felgueiras, com a entrega da Medalha de Ouro do Concelho a cada uma delas: os académicos Eurico Lemos Pires e Luís Soares bem como a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF), pelos seus 15 anos de existência, e a Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA), fundada há 25 anos. Como se sabe, Eurico Lemos Pires e Luís Soares foram os grandes obreiros, no final dos anos 90, para que a ESTGF fosse uma realidade em Felgueiras. Da parte da ESTGF esteve presente a sua presidente, Dorabela Gambôa; da VALSOUSA, o seu vice-presidente, Pedro Machado.
A sessão foi moderada pelo professor universitário (UTAD) Torres Moreira. Aludiu-se à temática da cooperação entre o município e os empresários locais no que respeita à indústria de calçado – realidade que D. Duarte de Bragança sublinhou na sua intervenção. O momento culminou com a apresentação do livro “Felgueiras: a terra e seu Foral no cinzel da História”, por Pedro Vilas Boas Tavares e Cristina Alegre.
Inácio Ribeiro agradeceu a presença do monarca, deu ênfase ao “trabalho meritório” das quatro figuras homenageadas. Sobre o livro apresentado, felicitou os autores e considerando a obra importante, nomeadamente paras as gerações vindouras do concelho.























Sem comentários: