sexta-feira, 14 de novembro de 2014

SAR, O Senhor D. Duarte de Bragança nos 500 anos de Foral de Vieira do Minho

A Câmara Municipal de Vieira do Minho comemora a 15 de Novembro de 2014, 500 anos da outorga do Foral pelo Rei D. Manuel I. Um momento de aproximação da população Vieirense com sua história e identidade local do concelho.

 
O programa comemorativo, que conta com a presença de D. Duarte de Bragança, herdeiro da Casa Real Portuguesa, tem início, sexta-feira, dia 14 de Novembro, no Auditório Municipal, com um concerto comemorativo.
No dia em que se assinala a passagem de cinco séculos sobre a atribuição do Foral pelo Rei D. Manuel I, estão previstas várias actividades para comemorar esta importante data para o Concelho de Vieira do Minho.
As actividades iniciam pelas 9h00 com animação de rua e desfile das Bandas Filarmónicas de Vieira do Minho e Vilarchão, seguindo-se o ato solene, com o hastear de bandeiras em frente aos Paços do Concelho onde terá lugar a Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho e interpretação do Hino Nacional tocado pela Banda Filarmónica de Vilarchão e Banda Filarmónica de Vieira do Minho e cantado pelo Coro da Universidade Sénior.
A Cerimónia Solene irá decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 10h30 e contará com as intervenções da Presidente da Assembleia Municipal, Drª Neli Pereira, do Presidente da Câmara Municipal, Engº António Cardoso, de D. Duarte Bragança, representante da Casa Real Portuguesa.
A cerimónia integra, ainda a atribuição do prémio ao vencedor do concurso “Pintar Vieira”. Pelas 11h30 será inaugurado um monumento evocativo dos 500 anos de Foral.
Pelas 12h00, a comitiva procederá, também à inauguração do monumento erigido em memória dos Combatentes do Concelho.

Sem comentários: