quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Jantar de Reis ajuda bombeiros voluntários a adquirir ambulâncias



Dom Duarte de Bragança e Dona Isabel de Bragança voltam a marcar presença no Jantar de Reis Braga 2015 que realiza a sua 6.ª edição no próximo dia 17, no Hotel Meliá.
A apresentação do evento teve lugar ontem, no salão nobre do Bombeiros Voluntários de Braga, instituição para a qual revertem este ano os proveitos deste jantar solidário. Na lista de maiores carências dos Bombeiros Voluntários de Braga, António Machado, presidente da direcção da corporação bracarense elencou a aquisição de duas ambulâncias para prestar o melhor socorro aos bracarenses.

“Neste momento precisamos de ter connosco ambulâncias e viaturas próprias para levar os nossos utentes a fazer tratamentos, nomeadamente fisioterapia e hemodiálise”, disse ontem António Machado, acrescentando que a corporação vive tempos difíceis. “Temos de continuar a lutar porque ainda não temos o apoio suficiente do município de Braga, por isso, temos que nos socorrer de todas as alternativas”.

O presidente dos voluntários lamentou ainda que a sociedade só se lembra dos bombeiros quando precisa deles e quando não é necessário quase se esquece deles. Não podemos dizer que hoje ou amanhã não podemos precisar dos serviços dos Bombeiros Voluntários de Braga. Os nossos bombeiros estão bem preparados e, portanto, estamos ao dispor dos nossos concidadãos”.

Na apresentação do evento, Manuel Beninger, da comissão organizadora traçou dois objectivos: “a promoção da cultura portuguesa, nos seus saberes e fazeres mais tradicionais aos seus saberes e fazeres mais empreendedores, nele promovemos os produtos portugueses locais com a presença das Confrarias Portuguesas, tanto gastronómicas como báquicas, para além de outras de cariz muito diversificado. Neste contexto de elevação de Portugal, dos portugueses, da sua produção e dos seus produtos temos sempre como convidado de honra Dom Duarte de Bragança como símbolo nacional da nossa história, cultura, tradições, língua e fronteiras, diríamos da nossa identidade. Também porque o momento histórico que vivemos há uns anos para cá nos tem pedido mais união e cooperação, o jantar tem um propósito solidário, apoiando este ano os Bombeiros Voluntários de Braga, com todo o proveito material do mesmo”.

Esta iniciativa, já com tradição na cidade de Braga, assenta numa vontade transversal a muitos actores locais, designadamente a Associação Industrial do Minho (AIMinho) e Associação Comercial de Braga (ACB).

Para António Marques, presidente da AIMinho “este é um acontecimento que valoriza a região, o comércio, a indústria, mas, sobretudo, o que é tradicional. Para além do sentido de solidariedade que este ano apoia os Bombeiros Voluntários de Braga”.

Domingos Macedo Barbosa, presidente da ACB sublinhou, por sua vez, “ a notoriedade e a visibilidade que este evento traz para a cidade que quer cada vez mais afirmar-se como uma cidade de eventos”.
O contributo solidário para o Jantar de Reis Braga 2015 é de 25 euros, por pessoa.

Fonte: Correio do Minho

Sem comentários: