01 junho 2015

Feira Medieval - A Carta do Povoador


Pelo sexto ano consecutivo, as Memórias da História dão lugar à recriação dos mais importantes momentos do passado de Torres Novas. Este ano, sob o tema «A Carta do Povoador», recuamos até 1190, invocando o foral atribuído pelo rei D. Sancho I à vila de Torres Novas.

No verão de 1190, Torres Novas sofria a sua última grande provação às mãos de um exército mouro, vendo as suas muralhas e habitações saqueadas pelos homens de Ibn Iussuf, o “Almansor”. Os conquistadores apoderaram-se do castelo, deixando sair os ocupantes.

No outono seguinte, e já livre do domínio árabe, a localidade era então feita vila por vontade d’El Rei D. Sancho, que promoveu a sua reconstrução e repovoamento e lhe concedeu o seu primeiro foral, instituindo um direito público reconhecido por conquistadores e populações e concedendo às organizações concelhias poderes delegados. Nesse âmbito, D. Mendo Extrema é nomeado pelo rei primeiro alcaide-mor do castelo e das terras do Almonda.

Estavam, assim, criadas as condições para que a jovem vila pudesse crescer em população e património, de acordo com os preceitos e regimentos do segundo rei de Portugal.




Mais informações: http://www.memoriasdahistoria.com/

Sem comentários: