08 julho 2015

SAR, O Senhor D. Duarte de Bragança visitou a Guiné-Bissau



Desde a passada sexta-feira, 26 de Junho, que o Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança, está de visita à Guiné Bissau.

No Sábado, viajou de lancha até Bubaque onde reencontrou o régulo de Bubaque, que já o havia acolhido em 1968, tendo conversado durante largo período de tempo.

Visitou a missão católica desta ilha , falando com o padre Luigi, que tem um interessante projecto de escola agrícola. e é um notável estudioso da cultura do Pôvo Bijagó.

O Duque de Bragança reuniu também com os outros régulos dos Bijagós que, na circunstância, o surpreenderam com uma agradável recepção, onde não faltou a exibição de danças tradicionais.

A visita incluiu também as magníficas praia de Bruce e Ilha de Rubane , onde se encontra um Hotel que goza de merecida fama a nível internacional.

De regresso a Bissau jantou com o Senhor Presidente da República no dia 29, e no dia 30 reuniu com o Primeiro Ministro e com o ministro da Agricultura e também com o senhor Embaixador Presidente Miguel Trovoada , representante das Nações Unidas .
Jantou com o Embaixador de Portugal em Bissau e com o representante da União Europeia neste País, tendo reunido com o IBAP.

Um dos objectivos da visita foi a concretização de um projecto de desenvolvimento rural sustentável desenvolvido pela Fundação D Manuel II em colaboração com a Cooperação Portuguesa . 

Visivelmente agradado e agradecido pela forma como foi recebido neste País , lamentou que, por falta de tempo, não tenha conseguido rever muitos dos seus amigos Guineenses, mas afirmou contar voltar em breve acompanhado da sua Família. S. A. R. o Duque de Bragança Regressou a Portugal no dia 3 de Julho. 
(Foto Nuno Albuquerque)

Fonte: Causa Real


Viva o Rei: D. Duarte, Duque de Bragança, de visita à Guiné-Bissau


Desde a passada sexta-feira que Sua Alteza Real, o D. Duarte, Duque de Bragança, está de visita à Guiné-Bissau. No sábado, viajou de lancha até Bubaque, nos Bijagós, onde reencontrou o régulo, que já o havia acolhido em 1968, tendo conversado durante largo período de tempo.


Visitou a missão católica desta ilha, falando com o padre Luigi, que tem um interessante projecto de uma escola agrícola. D. Duarte é, de resto, um notável estudioso da cultura do povo bijagó.

O Duque de Bragança reuniu também com outros régulos do arquipélago que, na circunstância, o surpreenderam com uma agradável recepção, onde não faltou a exibição de danças tradicionais. A visita incluiu também as magníficas praias de Bruce e da ilha de Rubane, onde se encontra um hotel que goza de merecida fama a nível internacional. 

De regresso a Bissau, jantou com o Presidente da República, José Mário Vaz, no dia 29, e no dia a seguir reuniu com o Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira, com o ministro da Agricultura e também com Miguel Trovoada, representante das Nações Unidas. Jantou com o embaixador de Portugal e com o representante da União Europeia.

Reuniu ainda com o IBAP - Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas, com vista à concretização de um projecto de desenvolvimento rural sustentável desenvolvido pela Fundação D. Manuel II, em colaboração com a Cooperação Portuguesa.

Visivelmente agradado e agradecido pela forma como foi recebido na Guiné-Bissau, lamentou que, por falta de tempo, não tenha conseguido rever muitos dos seus amigos guineenses, mas afirmou contar voltar em breve acompanhado da sua Família. Sua Alteza Real, o D. Duarte, Duque de Bragança, regressa a Lisboa amanhã, dia 3.

Sem comentários: