23 janeiro 2017

Roteiros Reais - Visita ao Palácio Fronteira



Os nossos Roteiros Reais estão de volta no próximo Sábado dia 4 de Fevereiro às 10:00 com uma visita ao Palácio Fronteira com encontro marcado no Largo São Domingos de Benfica nº 1. Os Roteiros Reais são uma iniciativa da Real Associação de Lisboa que visa proporcionar aos seus associados acesso a lugares e monumentos de interesse histórico, arquitectónico e artístico pouco acessíveis ao público em geral.


Construído para ser residência de Campo e Pavilhão de Caça da Família Mascarenhas no Sec. XVII, este palácio depressa se tornou numa das mais notáveis residências da nobreza cortesã do séc. XVII e XVIII,  com a elevação do Conde da Torre, D. João de Mascarenhas a 1º Marquês de Fronteira, pelas suas vitórias nas Guerras da Restauração e no seu apoio incondicional à Casa de Bragança, como nova Casa Real.

O Palácio Fronteira destaca-se por vários motivos. Desde a data da sua construção até aos dias de hoje, com especial destaque para D. Fernando de Mascarenhas, criador da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, o palácio tem sido uma casa de promoção da vida artística portuguesa. Nela se destaca, a nível nacional e internacional, o excepcional conjunto azulejar dos séculos XVII e XVIII que só por si justificam uma visita a esta casa, como também os valiosos tectos e colecção de artes decorativas presentes nesta casa.

Esta visita que será guiada pelo nosso associado Joel Moedas Miguel está limitada a quarenta inscrições e excepcionalmente comportará um custo de € 15,00 por pessoa. 


Para mais esclarecimentos e inscrições contacte-nos através do endereço secretariado@reallisboa.pt, pelo telefone 21 342 81 15 ou presencialmente na nossa Sede nos horários habituais.

Sem comentários: