29 maio 2017

Tomar celebra Dia Mundial Da Criança dedicado aos Descobrimentos com a presença de SS.AA.RR., Os Duques de Bragança


A cidade de Tomar vai celebrar o Dia Mundial Da Criança, que se assinala no próximo dia 1 de Junho, com um cortejo com 2 mil crianças, entre os 3 e 10 anos, dedicado à temática dos Descobrimentos: Tomar Berço dos Descobrimentos.

Os quadros do cortejo, que pretende destacar o papel de Tomar e da Ordem de Cristo na epopeia das Descobertas, passam por “O Atlântico Desconhecido Para lá do Bojador”, “As Caravelas do Infante D. Henrique apoiado na Ordem de Cristo”, “Diogo Cão e as Viagens de Exploração da Costa Ocidental Africana”, “O Cabo da Boa Esperança e o Adamastor”, e “Índia, Brasil e Macau”.

As crianças irão usar fatos alusivos aos temas de forma a representar os diversos povos, bem como a fauna dos oceanos e dos continentes representados nesta evocação histórica, e haverá ainda carros alegóricos e música ao vivo.

As celebrações começam pelas 10h30 com o cortejo: Tomar Berço dos Descobrimentos, e continuam pelas 15h00 com a realização da regata Vai de Vela no Nabão, com barcos miniatura criados por alunos do 2º Ciclo, que farão um percurso entre a ponte do Mouchão e a Levada. Estes barcos serão ainda premiados pela criatividade e a capacidade de recriação das embarcações dos Descobrimentos.


A iniciativa é do Município de Tomar, numa associação com as escolas e a comunidade local, e vai contar entre os convidados com a presença de D. Duarte Pio de Bragança e D. Isabel de Bragança, que vão assistir ao desfile que terá lugar nos Paços do Concelho.


Sem comentários: