terça-feira, 5 de dezembro de 2017

SAR, D. Afonso de Bragança: "Os portugueses devem ter direito a escolher o regime"



É partidário da realização do referendo para a restauração da monarquia?

Claro que sou, Portugal é uma democracia. O que não se percebe é ser uma democracia limitada como a nossa, quer na Constituição, nos direitos e na imposição das suas leis. Numa democracia não se deve ter medo da mudança e da opinião dos cidadãos. Os portugueses devem ter o direito de escolher o regime, quer seja monárquico ou republicano.

Da sua convivência com outros jovens, que futuro teria um regime monárquico em Portugal?

Conheço e tenho muitos amigos da minha idade, tanto monárquicos, como republicanos ou "neutrais". Não costumamos falar muito sobre o tema de monarquia vs. república, mas tenho reparado cada vez mais que a minha geração e futuras gerações criticam e se queixam da forma de liderar o país, afirmando que existem formas melhores para Portugal e que é necessário possuir valores mais sólidos. Muitos me perguntam, uns em tom de brincadeira, outros não: "Quando é que sobes ao poder para resolver isto tudo?", "Quando é que se impõe uma monarquia?", ao que respondo: "Quando for altura e o povo português achar correcto."

Sente-se respeitado enquanto representante da instituição real ou essa sua qualidade não é tida em conta?

Não é algo com que me costume importar. Sempre fui bem recebido, tanto com os meus pais e família. É normal virem ter comigo e perguntarem-me coisas sobre mim ou sobre a família. Sinto que existe esse respeito, mesmo que por vezes ache em excesso. Um respeito mútuo é saudável e o meu papel influencia um pouco, mas isso não me sobe à cabeça.

Como está a preparar-se para suceder ao seu pai?

Actualmente pratico uma sólida formação académica, mas também adquiro alguma experiência e valores através dos meus pais. Acompanho a família em várias cerimónias em Portugal e no estrangeiro. Tenho consciência de que essas experiências servem para melhor me preparar para desenvolver o papel que me espera desde muito cedo.

Frequenta um curso de Ciência Política. É o mais ajustado?

Acho que sim. Acho que o curso me pode fornecer forte preparação para uma vida futura, tanto política como numa cultura geral muito abrangente

Tem votado nas eleições?

Acho que um rei não se deve meter na política e, actualmente, participo e voto sempre que posso. Faço uma excepção nas presidenciais, é mais coerente.


Fonte: DN

Sem comentários: