sexta-feira, 13 de abril de 2018

Quando os asiáticos pediam tratados de amizade a Portugal

Foto de Nova Portugalidade.

Imagem: pintura mural existente no templo Wat Boromniwat, em Bangkok, representando a chegada de um vaso da armada portuguesa à capital do Sião.

Isidoro Francisco Guimarães, Governador de Macau, encabeçou em Fevereiro de 1859 uma missão ao Sião, investido nas funções de Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário para ali discutir e assinar um novo tratado entre Portugal e o Sião, correspondendo a desejo formulado pelo Rei Rama IV ao então Cônsul-Geral de Portugal no Sião, António Frederico Moor.

O Sião assinara recentemente tratados com a Grã-Bretanha, Estados Unidos e França e queria renovar a velha relação com Portugal, afeiçoada ao novo quadro das relações com as potências ocidentais.

"S.M. exprimiu a sua satisfação pela chegada do Embaixador d'El-Rei de Portugal, informou-se da saúde de S.M. e da Família Real, e depois [de] várias perguntas a Sua Exa [Isidoro Francisco Guimarães] sobre diversos objectos fez sinal para lhe ser entregue a carta d'El-Rei. Sua Exa tirou a caixa que continha a carta de dentro do vaso de oiro em que tinha sido conduzida, e subindo os degraus do trono a entregou a S.M., bem como o seu discurso. S.M. entregou a Sua Exa um documento em que declarava ter recebido a carta de S.M.F., com todas as honras devidas e na presença da sua Corte e Nobreza. Sua Exa voltou a sentar-se no seu lugar, e S.M. leu um longo discurso em siamês, em que fazia a história das relações dos portugueses com Siam desde o seu princípio, e exprimia a sua satisfação por vê-las estabelecidas de um modo mais formal e permanente durante o seu reinado".

MCB

Sem comentários: