sexta-feira, 22 de março de 2019

TOMAR – Já arrancou a primeira fase das comemorações dos 700 anos da Ordem de Cristo



Já arrancou a primeira fase das Comemorações Oficiais dos 700 Anos da Ordem de Cristo, organizadas com o Convento de Cristo em Parceria com as Fundações D. Manuel II e Oureana, No dia 14 de Março, aniversário da Bula “Ad ea ex quibus”, teve lugar na Real Lipsanotheca da Fundação Oureana, no Castelo de Ourém, uma Santa Missa celebrada pelo Capelão Mor Assistente Padre José Joanees Oliveira, em Memória do Papa João XXII e do Rei D. Dinis. Serviu de preparação do Busto Relicário com as Relíquias Insignes da Rainha Santa Isabel levadas para Veneração Pública em Tomar. No dia seguinte, teve lugar, na Igreja de Santa Maria dos Olivais, em Tomar, uma Missa Solene de abertura oficial do VII Centenário e que foi celebrada pelo Pároco de Tomar e Capelão Honorário da Casa Real Padre Mário Duarte, com D. Duarte Pio, Duque de Bragança, e Conde de Ourém a assistir na qualidade de Presidente da Fundação D. Manuel II e Patrono da Fundação Oureana. No fim da Missa assistiu-se a um mini-concerto pelo Coro da Imaculada Conceição de Almeirim a Cargo do Cantor Lírico Maestro Armando Calado. Depois da Missa que relembrou todos os Membros da Ordem de Cristo Vivos e Mortos, e particularmente D. Afonso, IV Conde de Ourém, Primogénito da Casa Real, teve lugar uma Real Guarda de Honra com Veneração das Relíquias Insignes da Rainha Santa Isabel, Co-Fundadora da Ordem. O Jantar de Honra decorreu no Hotel dos Templários, um dos Patrocinadores Oficiais das Comemorações.
No dia 16 de Março, teve lugar pela manhã uma Visita Guiada ao Convento de Cristo a cargo do Arquitecto Álvaro Barbosa, Director Emérito do Monumento, seguida depois de um Porto de Honra de Boas Vindas oferecido pela Directora do Monumento Andreia Galvão que agradeceu e elogiou as Fundações, os Membros da organização e ainda os Patrocinadores, pelo papel que tiveram na organização do evento que mereceu o Alto Patrocínio da DGCP, do Ministério da Cultura e do IPT e o Apoio da Câmara Municipal de Tomar e demais entidades oficiais. Bruno de Castro, Delegado em Tomar da Fundação Oureana para as Celebrações, convidou os presentes a visitarem a pequena mostra de artefactos que farão parte da exposição Comemorativa dos sete Séculos da Ordem, que se vai realizar já no próximo mês de Maio, na antiga Sacristia Filipina no Convento de Cristo na 2ª Fase das festividades.
Conferencias de Humberto Nuno de Oliveira e Carlos Evaristo sobre a Fundação da Ordem de Cristo,o contexto político e diplomático, o Papa João XXII, D. Dinis e os Símbolos e legado da Ordem, foram bastante elogiados pelos presentes. Um Almoço de Convívio teve lugar na Quinta da Anunciada Velha, antigo Convento da Ordem de Cristo e hoje propriedade da Família do falecido Embaixador junto da Santa Sé, António Pinto da França. Entre as várias individualidades presentes no evento, do Governo, Forças Armadas, GNR e PSP, marcou especial presença o Embaixador Luis Parreira de Sousa e sua esposa. Os participantes foram recebidos carinhosamente pela Embaixatriz D. Sofia Pinto da França, viuvá do Embaixador. e depois do almoço servido
em réplicas dos pratos dos Monges da Ordem de Cristo, seguiu-se Visita Guiada à Quinta Monumental pelo Bernardo Júdice, sobrinho dos Embaixadores.
Fonte: Rádio Hertz

Sem comentários: