terça-feira, 24 de junho de 2014

SS.AA.RR. Os Senhores Duques de Bragança presentes na entrega da Cruz da Teologia do Corpo ao Papa Francisco


A Cruz Ut Christus Ecclesiam Amavit (Como Cristo Amou a Igreja), criada pelo Padre Miguel Pereira e pelo Atelier Carlos Oliveira, foi originalmente concebida para o IV Simpósio Internacional que se realizou em Fátima em Junho de 2013.
Para realizar a escultura de 2.70 por 1.80m, os seus autores inspiraram-se nas catequeses de S. João Paulo II sobre a Teologia do Corpo e na cruz da Unidade que foi adoptada por Schoenstatt.

Durante os meses que precederam o IV Simpósio Internacional da Teologia do Corpo, a cruz Ut Christus Ecclesiam Amavit (Como Cristo Amou a Igreja) percorreu várias paróquias das dioceses de Lisboa, Setúbal, Leiria-Fátima e Coimbra como forma de anunciar o simpósio e convocar as pessoas à oração diante do mistério do amor de Deus pela Igreja.
Esta belíssima obra de arte foi oferecida ao Papa Francisco no dia 18 de Junho de 2014no Vaticano, durante a audiência geral, pedindo ao Santo Padre que guie as nossas famílias na busca da Verdade e do Amor de Deus.
O Santo Padre, recebeu a oferta da Cruz da Teologia do Corpo, por uma delegação portuguesa, presidida pelo Padre Miguel Jorge Pereira, presidente da Associação Cultural Amor e Responsabilidade, a qual é responsável pela divulgação e aprofundamento da Teologia do Corpo em Portugal.
Desta delegação portuguesa faziam parte SS. AA. RR.  D. Duarte de Bragança e a D. Isabel Heredia, Duques de Bragança; a Dr. Isilda Pegado, Presidente da Federação Portuguesa pela Vida; a Dr. Maria José Vilaça, Presidente da Associação de Psicólogos  Católicos; o Dr. Paulo Freire Moreira e a D. Ana Luisa Veiga de Macedo, representantes da Missão Mãos Erguidas; a Enfermeira Vanessa Machado, coordenadora pelo FertilityCare™ em Portugal; o Dr. José Veiga de Macedo, representante da Fundação a Junção do Bem e o  artista Carlos Oliveira, autor da Cruz da Teologia do corpo ("Ut Christus Ecclesiam Amavit"), entre outros amigos cada um com o seu vínculo muito especial a esta missão. A todos agradecemos a vossa preciosa presença.
A delegação assistiu à audiência geral e alguns dos membros puderam, mesmo, cumprimentar o santo Padre (Duques de Bragança, ao Padre Miguel Pereira, à Dr. Maria José Vilaça e ao artista Carlos Oliveira). Nesse momento, o Padre Miguel Pereira teve a oportunidade de oferecer ao Santo Padre a tradução portuguesa das catequeses sobre a teologia do corpo, cuja edição coordenou, editada pela Aletheia Editores, e ainda um conjunto de mensagens enviadas por vários portugueses através do site: www.teologiadocorpo.com. A Dr. Maria José Vilaça ofereceu o livro “Os homens e as mulheres são do Éden”, cuja tradução é da sua autoria e o Artista Carlos Oliveira também ofereceu uma réplica da Cruz original que o santo padre teve oportunidade de receber no final da audiência. 
Rezamos para que a Cruz original seja colocada num local onde continue a ter vida; a inspirar vida; a apelar à oração; a interpelar outros homens e mulheres para que descubram quem são e nesse descobrir da Verdade desejem ardentemente ser sinal visível do invisível; desejem ser sinal da Imagem e Semelhança de Deus com que Ele mesmo nos criou; desejem viver a vocação a que Deus os chama transbordando do Espírito Santo; desejem viver com Deus na centralidade das suas vidas; desejem ser famílias que se entregam pela Vida; desejem ser bastões vivos da oração; desejem, enfim, fazer este Caminho que é Jesus Cristo, dando no quotidiano das suas vidas testemunho do Amor! desse Amor Humano no Plano Divino tal como Deus-Pai o desejou!













 Fonte: A Cruz - Teologia do Corpo

Sem comentários: