sábado, 24 de maio de 2025

Comunicado de SAR o Duque de Bragança sobre as eleições legislativas

As eleições legislativas de domingo passado reafirmaram, de forma inequívoca, a maturidade democrática do povo português. Num tempo em que tantas democracias enfrentam turbulência e desconfiança, Portugal deu um sinal claro de compromisso com a liberdade, com a responsabilidade cívica e com o futuro coletivo. A diversidade resultante da votação exige agora de todos os protagonistas políticos um elevado sentido de Estado e um renovado espírito de serviço ao bem comum.

O novo quadro parlamentar, longe de representar um bloqueio, deve ser encarado como um convite ao diálogo construtivo entre as várias forças políticas. Ninguém detém, por si só, todas as respostas para os desafios que o país enfrenta. A estabilidade governativa, tão necessária num contexto internacional volátil e exigente, só poderá ser alcançada se houver disponibilidade genuína para a escuta mútua, para o compromisso e para a superação dos preconceitos partidários. O diálogo, quando feito com verdade, respeito e visão de futuro, é o mais nobre instrumento da vida democrática.

É natural que as campanhas eleitorais se façam de diferenças e de contrastes. Mas é no tempo que se segue, o tempo da governação, que se revela o verdadeiro sentido da política, que se destina a servir o país com responsabilidade e com coragem. Os portugueses esperam mais do que promessas, esperam soluções. Esperam mais do que disputas, esperam entendimento. Não se trata de apagar diferenças, mas de saber colocá-las ao serviço de um bem maior, como a estabilidade, o progresso e a coesão nacional.

Neste momento decisivo, é legítimo esperar que todos os eleitos saibam corresponder à confiança do povo com espírito de abertura, moderação e respeito pelas instituições. Que ponham o interesse nacional acima de conveniências imediatas e que deem provas de que a democracia portuguesa é capaz de se renovar com firmeza e com dignidade. Como sempre, e como sempre será, a Família Real Portuguesa estará ao lado da estabilidade, do diálogo e da liberdade, fiel à sua missão de unir e de inspirar.


Lisboa, 21 de Maio de 2025


Duque de Bragança


Sem comentários: