A Confraria da Rainha Santa Isabel pretende assinalar os 470 anos do Breve pontifício, do Papa Paulo IV, que aprovou o culto litúrgico à Rainha Santa Isabel em todo o Reino de Portugal., comemorando esta efeméride, dia 21 de Janeiro.
Contexto histórico
- Procissão Real: Em 1554, a Rainha Catarina de Áustria organizou uma grande procissão ao túmulo da beata em Coimbra, coincidindo com o nascimento do futuro D. Sebastião, o que impulsionou a devoção.
- Pedido Real: O sucesso desta manifestação levou D. João III a pedir à Santa Sé a aprovação do culto para todo o reino.
- Decreto Papal: Em resposta, o Papa Paulo IV emitiu um Breve em 1556, autorizando e confirmando o culto à Rainha Santa Isabel em todo o Reino de Portugal.
- Impacto: Este acto papal foi fundamental para a disseminação e consolidação da devoção à Rainha Santa Isabel em Portugal, tornando-a uma das santas mais populares do país, culminando na sua canonização solene pelo Papa Urbano VIII em 1625.
Neste ano, dadas as profundas obras de restauro que estão a ser realizadas na Igreja da Rainha Santa Isabel, que envolvem a instalação de andaimes em parte significativa da igreja, o programa da evocação desta efeméride será estritamente religioso.
Assim, está previsto o seguinte programa:
No dia 21 de Janeiro, às 18h00, na Igreja da Rainha Santa Isabel, em Coimbra, celebrar-se-á Missa de acção de graças pela exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal.
Mantêm-se as celebrações religiosas habituais na Igreja da Rainha Santa Isabel.
Com os melhores cumprimentos,
Pel'A Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel,
Joaquim Costa e Nora
Sem comentários:
Enviar um comentário