sábado, 21 de outubro de 2023

19 de Outubro de 1889 - Morre D. Luís I de Portugal


Luís I (D.) O Popular (n. 31 de Outubro de 1838. f. 19 de Outubro de 1889), foi o 31.° Rei de Portugal; nasceu em Lisboa, no Paço das Necessidades, era o segundo filho da rainha D. Maria II e do rei D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gota, e, irmão de D. Pedro V a quem sucedeu após a sua prematura morte e por este não ter descendência.

O seu nome completo era D. Luís Filipe Maria Fernando Pedro de Alcântara António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Volfrando Saxe-Coburgo-Gota de Bragança.

El-Rei Dom Luís I realçou a realeza da Sua estirpe com os preclaros dotes de uma inteligência cultíssima.

Aos 8 anos de idade, o infante Dom Luís, Duque do Porto, ainda longe de pensar vir a ser rei, começou a servir na Marinha, iniciando a Sua carreira, em 1846, como guarda-marinha, e exerceu o seu primeiro comando naval em 1857 capitaneando o brigue Pedro Nunes, no qual navegando à cabotagem percorreu a costa de Portugal até Gibraltar. No ano seguinte o Rei, Seu irmão, entrega-lhe o comando da recém-adquirida corveta Bartolomeu Dias, o principal navio de guerra português no qual Dom Luís visita os Arquipélagos portugueses do Atlântico e as colónias africanas portuguesas. Desempenhou, com brio, nove missões de serviço, até se ver, por acaso do destino, alçado Rei.

Ora sendo um homem do Mar não poderia durante o Seu Reinado desviar as atenções da Armada e dos assuntos científicos que aperfeiçoara enquanto marinheiro.

Desde muito cedo, o rigor na educação do Príncipe e a disciplina para a aculturação e aprendizagem marcaram a vida de Dom Luís, então Duque do Porto - título reservado ao 2.º Varão dos Monarcas Portugueses -, como se pode constatar numa nota íntima do Diário de Viagem do próprio, datada de 14 de Dezembro de 1846: ‘Levantei-me às 7. Vim acabar de preparar a minha lição d’alemão; estive com o mestre d’alemão; até às dez menos um quarto fui para o Viale [professor de Filosofia], a lição foi recapitulada da ethica, e a história da 7.ma
Cruzada, recreação até ao meio-dia. Ao meio-dia vim ler de alguns instrumentos que tenho que mandar vir. Há uma hora estive tocando rebeca com o Manuel Inocêncio [professor de Música], às duas horas fui para o jardim; às duas horas vim preparar a minha lição d’inglez e trigonometria espherica. Jantámos às 7. Luiz’.

A par da carreira naval, Dom Luís dedicava-se à sua paixão pela música executando com mestria o violoncelo, instrumento com que animava os saraus do Paço Régio.

De Dom Luís, são variadíssimos os seus atributos desde criança: línguas (falava e escrevia alemão, francês, inglês, latim, etc.), desenho e pintura, esgrima – na qual surpreende o seu mestre d’armas Henri Petit -, equitação e a música para a qual mostrava especial engenho desde muito jovem. O professor de Música dos Príncipes – prole de Dona Maria II e de D. Fernando II de Saxe-Coburgo-Gotha - era o conceituado Manuel Inocêncio Liberato dos Santos por recomendação da antiga regente a Infanta Dona Isabel Maria. O Mestre encontrou no discípulo Dom Luís, um aluno especialmente dotado musicalmente, o que foi comprovado nos exames públicos que o Duque do Porto prestou em 1846 e nos quais foi aprovado ‘Com Louvor’. Também os serões familiares eram animados por Dom Luís ao piano ou ao violoncelo e com a voz de tenor do pai D. Fernando II.

Dá-se uma reviravolta, com a morte de Dom Pedro V, e Dom Luís volta já Rei da Sua viagem à Bélgica onde acompanhou a irmã Dona Antónia e o cunhado Príncipe Leopoldo de Hohenzollern-Sigmaringen.

Já Rei e já casado, o Reinado de Dom Luís I assiste aos melhores momentos da Arte em Portugal: na literatura surgem os nomes maiores como Eça de Queiroz, Antero de Quental, Camilo Castelo-Branco, Ramalho Ortigão, Oliveira Martins, Alexandre Herculano, Guerra Junqueiro, Cesário Verde, entre outros não tão grandes. É a época dos ‘Vencidos da Vida’ e das ‘Conferências do Casino’! É o tempo, também, do apogeu da pintura e escultura com Malhoa, Columbano e Rafael Bordallo Pinheiro, Henrique Pouzão, Soares dos Reis, Silva Porto, Teixeira Lopes, Alfredo Keil.

O Culto da Arte era, para além das Suas responsabilidades como Monarca, o interesse maior para Sua Majestade Fidelíssima o Rei Dom Luís I. ‘Escrevia muito, traduzia obras estrangeiras, e desenhava; mas o seu entusiasmo ia sobretudo para a música. Tinha uma grande colecção de violinos. E um bom mestre-capela, Manuel Inocêncio dos Santos, autor do hino do monarca’, escreveu Fontes Pereira de Mello.

Dom Luís I ao gosto e grandeza da época não deixa os Seus créditos por mãos alheias: organiza uma enorme e distinta colecção de Pintura com que institui a Galeria de Pintura no Real Paço da Ajuda, na ala norte, e que franqueia ao público que pode visitar a colecção aos Domingos.

Também a Sua erudição não sofre com as novas funções de Servir a Nação como Rei. Sem as descurar, naturalmente, a música – até como escape - tem um papel preponderante na vida do novo Rei: compõe uma Missa para violoncelo, uma Barcarola e uma 'Ave Maria' que o próprio Rossini elogia, pelo que não raras vezes comporá obras dedicadas ao Rei de Portugal, Dom Luís I.

Há ainda D. Luís, o tradutor de obras de Shakespeare, como 'O Mercador de Veneza' de 1879, 'Ricardo III' e o 'Otelo', de 1885, sendo este último o único em que é mencionado o nome do real tradutor.

Não podemos apelidar Sua Majestade Fidelíssima o Rei Dom Luís de Portugal, de Cientista na acepção hodierna, pois os assuntos de Estado afastavam-no da dedicação exclusiva que tal mester obriga. Porém, não se pode deixar de intitular El-Rei de um Homem da Ciência, visto que empreendeu na segunda metade do século XIX, experiências científicas que justificam plenamente o rótulo.

Interessado cientista, a mecânica, a astronomia, as belas-artes, a cartografia, a físico-química e a balística eram ciências que não tinham para Ele segredos, às quais dedicava infatigável actividade e os mais renomados cientistas, que visitavam o Paço Real, não recusavam o auxílio das Suas luzes.

O Rei Dom Luís I, teve uma vida abastada de merecimentos, mas não se pode deixar de destacar uma das Suas ‘invenções’ que, vá-se lá saber porquê, não é suficientemente falada: as estrias na granada de artilharia.

Com os estudos que desde tenra idade o capacitaram, com a preparação técnica que adquiriu como oficial da Marinha Real, e com o intercâmbio de experiências com os principais cientistas da época, o Rei Dom Luís I aperfeiçoou as granadas de artilharia que até aí possuíam alma lisa.
A granada é um artefacto bélico com uma câmara interna que leva uma carga de arrebentamento; o nome deriva da palavra granatum ou romã, pois assemelha-se a tal fruto, embora o primeiro obus a que verdadeiramente se poderá apelidar de granada tenha sido inventado na China medieval, no século IX, e consistia numa cebola oca cheia de pólvora que era atirada, muitos contribuíram para o aperfeiçoamento ou ‘invenção’ da granada moderna – o Rei Dom Luís I foi um deles.

Desde a sua invenção que cada guerra contribuiu para a evolução da granada, e, assim eis que também um português teve a sua intervenção, e não foi um português anónimo: aos obuses lisos, Dom Luís I procedeu a perfurações dos projécteis para que os gases da explosão imprimissem às granadas um curso rotativo que tornava o tiro mais preciso. Além dessas perfurações desenvolveu, também, o sistema de traçado de estrias nas almas lisas das granadas, sistema que viria a prevalecer até aos dias de hoje. Em Janeiro de 1865, enviou as granadas aperfeiçoadas para França, para serem testadas pela potência bélica francesa e em reconhecimento do mérito da invenção o Imperador de França Napoleão III agraciou Sua Majestade Fidelíssima El-Rei Dom Luís I de Portugal com uma Medalha de Honra em Ouro.

Assinale-se, ainda, que D. Luís ordenou a construção e fundação de associações de índole cultural como a ‘Sociedade de Geografia’, em 1875, mas também, na passada de Sua Mãe abraçou as causas sociais e patrocinou a criação de albergues nocturnos para os indigentes, em Lisboa e no Porto.

Lembremos o retrato do monarca - a quem o escritor chamou ‘O Bom’ - traçado pela pena de Eça de Queiroz: ‘para presidir a esta revolução, que cobriu a terra de instrumentos de riqueza e radicou na gente a importância dos interesses, el-rei D. Luís era, pelas favoráveis feições do seu espírito liberal, transigente, modernizado, acessível às inovações, o chefe mais congénere e perfeito. Daí proveio, entre o rei, beneficamente inclinado às reformas, e o reino, que ardentemente se reformava, uma harmonia sólida e séria que, em vinte e oito anos, não sofreu uma interposição nem foi toldada pela sombra.’ Assim foi Dom Luís I, o Popular.

Miguel Villas-Boas

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