sexta-feira, 31 de maio de 2024
D. Afonso Henriques 'Rex Portucalensis' - 📜 845 Anos da Bula Manifestis Probatum
quinta-feira, 30 de maio de 2024
quarta-feira, 29 de maio de 2024
terça-feira, 28 de maio de 2024
segunda-feira, 27 de maio de 2024
Portugal e anti-Portugal
domingo, 26 de maio de 2024
Domingo da Santíssima Trindade
sábado, 25 de maio de 2024
Duques de Coimbra vão participar na conferência ‘Que futuro para a família?’
Os Duques de Coimbra, D. Maria Francisca e Duarte Araújo Martins vão participar na conferência ‘Que futuro para a família?’.
A informação foi dada através das redes sociais da Real Associação de Lisboa, que partilhou o cartaz da conferência ‘Que futuro para a família?’. De acordo com o explicado, a filha dos Duques de Bragança estará acompanhada pelo marido.
Saiba que o evento irá acontecer na próxima terça-feira, 28 de Maio, na Universidade Pastoral Portas de Coimbra.
Fonte: Monarquia Portuguesa
sexta-feira, 24 de maio de 2024
Comemoração dos 400 anos da Canonização da Rainha Santa Isabel de Portugal
No próximo Sábado, dia 25 de Maio, assinala-se mais um aniversário da Canonização de Santa Isabel, Princesa de Aragão, Rainha de Portugal e Padroeira da cidade de Coimbra.
Com efeito, foi em 25 de Maio de 1625 que o Papa Urbano VIII decretou a canonização da Rainha Santa Isabel, em cerimónia solene ocorrida em Roma.
A devoção à Rainha Santa Isabel passou a ser universal.
Quer isto dizer que no próximo ano de 2025 se completarão os 400 anos da proclamação urbi et orbi como Santa da excelsa Padroeira da cidade de Coimbra.
No seu plano de comemoração de todas as datas mais significativas da história da devoção a Santa Isabel de Portugal, pretende a Confraria da Rainha Santa Isabel preparar com antecedência a digna celebração deste IV Centenário da Canonização da (também sua) Padroeira.
Para o efeito e para chamar todas as pessoas - muito especialmente os residentes em Coimbra, mas também os que visitam a cidade - ao Mosteiro já hoje reconhecido como Santuário da Rainha Santa Isabel, a Confraria está a organizar vários eventos, religiosos, culturais e sociais, que preferencialmente terão lugar no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra.
Um destes eventos é o Ciclo Coral e Instrumental "São Rosas, Senhores!" que tem a participação de muitos grupos corais da cidade e da região de Coimbra, o qual, mensalmente (no dia 25 de cada mês, ou no Sábado ou Domingo seguintes), chamará aos diversos espaços da Confraria da Rainha Santa Isabel quem goste de partilhar momentos musicais únicos, em espaços monumentais igualmente únicos e todos com uma sonoridade especial.
O Ciclo Coral e Instrumental "São Rosas, Senhores!" é pessoalmente coordenado pelo Maestro Doutor Paulo Bernardino, que irá compor uma peça musical dedicada à Rainha Santa, a qual será executada na Igreja da Rainha Santa Isabel no próprio dia 25 de Maio de 2025, o dia em que se completam os 400 anos da Canonização de Santa Isabel de Portugal.
Para iniciar este Ciclo Coral e Instrumental, a Igreja da Rainha Santa Isabel acolhe - já no próximo dia 25 de maio de 2024 (399.º aniversário da Canonização) - um concerto musical, pelo Coro ANÇÃBLE, coro muito conhecido, especialmente como cultor de música sacra, e que tem grande proximidade com a Confraria da Rainha Santa Isabel.
Este Concerto de Abertura do Ciclo Coral e Instrumental "São Rosas, Senhores!" do dia 25 de maio de 2024 terá lugar na Igreja da Rainha Santa Isabel, pelas 21h30.
Um momento musical a não perder:
Neste Concerto, que tem o título de "Reflexos Polifónicos da Beatificação e da Canonização da Rainha Santa" irão ouvir-se peças musicais dos séculos XVI e XVII e, mais actuais, do século XX.
A entrada é livre.
A Confraria da Rainha Santa Isabel conta com a participação atenta de todos!
Pela Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel,
Joaquim Leandro Costa e Nora
quinta-feira, 23 de maio de 2024
MEMÓRIAS DA HISTÓRIA 2024 | A Carta de Feira de 1273 - 29 de Maio a 2 de Junho em Torres Novas
Fonte: Memórias da História
quarta-feira, 22 de maio de 2024
terça-feira, 21 de maio de 2024
segunda-feira, 20 de maio de 2024
Algumas Vantagens da Monarquia
domingo, 19 de maio de 2024
O fogo do Pentecostes deve ser espalhado
Mas o Pentecostes Cristão não chama a atenção para o trovão e o relâmpago do Sinai. Ela só lembra que, 50 dias depois da Ressurreição de Nosso Salvador, o Espírito Santo desceu, sob a forma de línguas de fogo, sobre os Apóstolos unidos no Cenáculo. Esta não é mais a promulgação aterradora da Lei que acorrentou o povo hebreu em sua observância pelo medo de castigos; antes, é o dom da luz e da força que deve difundir a caridade de Deus em todo o mundo e, por essa caridade, a prática da lei evangélica.
Manter isso para si mesmo não é possível. Quem quer que guarde para si mesmo, tem apenas um pouquinho. Este fogo deseja ser comunicado, para ser espalhado. Quem possui em si mesmo sente a necessidade imperiosa de dar aos outros.
Traduzido por: Fr. Vicente Ferrer, T.O.P.
sábado, 18 de maio de 2024
sexta-feira, 17 de maio de 2024
Duque de Bragança na celebração em honra de S. Miguel promovida pela Real Irmandade da Ordem do Arcanjo S. Miguel
quinta-feira, 16 de maio de 2024
Agir com nobreza
quarta-feira, 15 de maio de 2024
79º ANIVERSÁRIO DE S.A.R., O SENHOR DOM DUARTE DE BRAGANÇA
O Chefe da Casa Real Portuguesa, Dom Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança é filho dos Duques de Bragança, Dom Duarte Nuno, Neto de D. Miguel I, Rei de Portugal e Dona Maria Francisca de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, trineta do Imperador D. Pedro I do Brasil, também conhecido como D. Pedro IV de Portugal.
Em período de exílio que atingiu a Família Real, nasceu na Suíça mas em território português: na Embaixada de Portugal em Berna, a 15 de Maio de 1945. Teve por padrinhos Sua Santidade o Papa Pio XII e por madrinha a Rainha Dona Amélia de Orleans e Bragança, então viúva de D. Carlos I, Rei de Portugal.
Permitido o regresso a Portugal da Família Real nos anos 50, estudou no Colégio Nuno Álvares (Caldas da Saúde) em Santo Tirso entre 1957 e 1959.
Em 1960 ingressou no Colégio Militar, prosseguindo, posteriormente, os Seus estudos no Instituto Superior de Agronomia e ainda no Instituto para o Desenvolvimento na Universidade de Genebra.
Cumpre o serviço militar em Angola como Tenente Piloto Aviador da Força Aérea entre 1968 e 1971. Durante esse período conheceu em profundidade as populações das então Províncias Ultramarinas, estabelecendo relações de amizade, em particular, com chefes tradicionais e lideres espirituais das várias religiões, circunstancias essas que lhe criaram dificuldades acrescidas com as autoridades em Lisboa.
Como Presidente da Campanha “Timor 87”, desenvolveu actividades de apoio a Timor e aos Timorenses residentes em Portugal e noutros países, iniciativa que teve o mérito de dar um maior destaque à Causa Timorense.
Sob a presidência do Senhor Dom Duarte participaram dessa campanha numerosas personalidades notáveis de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa da altura, conseguindo-se a construção de um bairro para Timorenses desalojados.
Através da Fundação Dom Manuel II, instituição que preside, deu continuidade a esse empenho através de ajudas financeiras para a concretização de projectos nos domínios da educação, cultura e promoção do desenvolvimento humano em Timor e noutros países lusófonos.
Encetou contactos a vários níveis incluindo uma visita aos Governantes Indonésios, e a Timor Sob ocupação, que contribuiu decisivamente para uma mudança da atitude do Governo Indonésio e para o despertar de consciências em relação ao processo de independência daquele território. O parlamento de Timor-Leste atribuiu-lhe, em 2011, a nacionalidade timorense, por voto unânime, pelos “altos serviços prestados à Pátria”.
É Presidente Honorário e membro de diversas instituições, sendo actualmente membro do Conselho Supremo dos Antigos Alunos do Colégio Militar e Presidente Honorário do Prémio Infante D. Henrique, programa vocacionado para jovens e que tem como Presidente Internacional S.A.R. o Duque de Edimburgo.
Desde muito jovem dedicou a sua atenção á defesa do ambiente, pertencendo desde os dez anos à Liga para a Protecção da Natureza.
Manifestando um profundo interesse e amor por Portugal e por toda a presença de Portugal no mundo, só ou acompanhado da sua Família percorre anualmente várias regiões do País, países lusófonos e comunidades portuguesas no mundo inteiro a convite dos responsáveis locais.
Agraciado por múltiplas ordens honoríficas, o Duque De Bragança está ligado por laços familiares a várias Casas Reais da Europa, nomeadamente: Luxemburgo, Áustria-Hungria, Bélgica, Liechenstein, Itália, Espanha, Roménia, Sérvia, Bulgária Thurn e Taxis, Bourbom Parma, Loewenstein etc.
Visita regularmente países com estreita relação histórica a Portugal frequentemente a convite dos respectivos Governos ou Chefes de Estado com quem mantém laços de amizade, como por exemplo o Brasil, Arábia Saudita, os Emiratos Árabes Unidos, Japão, China, Marrocos, Rússia, Estados Unidos, etc.
Casou a 13 de Maio de 1995, com a Senhora Dona Isabel de Herédia, e é pai de:
Dom Afonso de Santa Maria, Príncipe da Beira, nascido a 25 de Março de 1996 e baptizado em Braga a 1 de Junho de 1996,
Dona Maria Francisca nascida a 3 de Março de 1997 e baptizada em Vila Viçosa em 31 de Maio de 1997
Dom Dinis nascido a 25 de Novembro de 1999 e baptizado no Porto em 19 de Fevereiro de 2000.
Hoje, S.A.R., O Senhor Dom Duarte Pio de Bragança celebra o seu aniversário.