Um dos momentos mais marcantes do cortejo é o encontro de Jesus Cristo com sua mãe, que representa a quarta estação da Via Sacra. Ao longo do percurso, centenas de pessoas demonstravam a sua fé, rezando o terço.
Esta é a mais antiga procissão do país e foi instituída em 1587 por Luís Álvares de Andrade, fundador da Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça. Segundo António Stichini, tesoureiro, “esta procissão nunca deixou de se realizar, até após os tempos mais conturbados como a implantação da república”.
A presença de S.A.R., Dona Isabel de Bragança, explicou, fica a dever-se à forte ligação à Casa Real. “Desde sempre, a Família Real demonstrou uma grande devoção a esta procissão”, acrescentou António Stichini.


Fonte: Família Real Portuguesa
1 comentário:
Meu avô paterno participou no levantamento que ficou conhecido por "Monarquia do Norte" e já a esse tempo ou seja, em plena I República, vinha com frequência de Ponte de Lima a Lisboa para participar na procissão do Senhor dos Passos da Graça. E sempre a referia aos seus familiares. Vem isto a propósito da afirmação:“esta procissão nunca deixou de se realizar, até após os tempos mais conturbados como a implantação da república”.
Enviar um comentário