A obra com muito boa apresentação gráfica é prefaciada pelo Dr. Paulo Duarte de Almeida do Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto.
Ao longo desta obra, Afonso Veiga dá-nos a conhecer uma considerável lista de nomes de freiras (e seus ascendentes), oriundas da fidalguia, indicando as datas da sua entrada no Mosteiro de Arouca, do seu noviciado e profissão, bem como os cargos que aí desempenharam e as datas em que faleceram. Nalguns casos indica mesmo a respectiva sepultura onde jazem.
Para obter estes dados o autor serviu-se, além de outras fontes, da consulta do “Livro das Religiosas que professaram no Mosteiro de Arouca”, bem como do “Livro dos óbitos e das sepulturas do claustro e do capítulo” e ainda do “Livro das profissões”.
Além do prestígio e da riqueza que o Mosteiro de Arouca herdara do facto de nele ter vivido a filha de D.Sancho, a rainha Mafalda, a verdade é que ele era também muito procurado pelas “filhas da Nobreza” uma vez que o Mosteiro oferecia condições para uma esmerada educação que implicava instrução sobre leitura, gramática, música, etiquetas e lavores femininos.
Assim se compreende esta grande lista de “Filhas da Nobreza” que deram entrada no Mosteiro de Arouca e cujo estudo feito nesta obra constitui, sem dúvida alguma, mais um importante subsídio para se conhecer a história deste magnífico Mosteiro Cisterciense.
A obra encontra-se à venda na secretaria da Real Irmandade (Mosteiro de Arouca) e nas livrarias locais.
Fonte: Do meu Mirante
Publicado por: Real Associação da Beira Litoral
Sem comentários:
Enviar um comentário