Neste dia de Camões, de Portugal e da Raça não vou citar os Lusíadas, nem qualquer poema a gloriar os feitos da nossa grande Nação. Em vez disso, vou citar este simpático Cardeal, de seu nome: Malcolm Ranjith, Arcebispo de Colombo (não na segunda circular, mas na terra a que os portugueses chamaram Ceilão).
Quando me cruzei com o Cardeal Ranjith, em Roma, mostrou-se infinitamente grato a Portugal, e dizia: "Se não fossem os portugueses eu não seria Católico, porque foram vocês que evangelizaram a minha terra."
Isto é um resumo, numa frase, de todas as odes às aventuras lusitanas por esses mares afora. Atravessámos meio mundo para levar a Cruz de Cristo e o Evangelho a quem não o conhecia. E, por causa disso, o Mundo mudou...até aos nossos dias.
É importante saber-se que a Fé e coragem dos nossos antepassados influenciam pessoas ainda hoje. Pessoas agradecidas e orgulhosas da presença portuguesa nas suas terras há séculos. E também pessoas que se consideravam portuguesas - e eram de facto - mas os interesses político-económicos roubaram-lhes essa identidade. Ou pelo menos tentaram.
Viva Portugal!
Padre João Silveira
Padre João Silveira
Fonte: Senza Pagare
Sem comentários:
Enviar um comentário