sábado, 8 de maio de 2010

D. Duarte: TGV podia ser construído «com metade do dinheiro»

«Bastava pôr a estação de partida sobre a linha da Fertagus no Pinhal Novo e não fazer a ponte»

O TGV podia ser construído gastando menos de metade do orçamento previsto, desde que se apostasse em recursos já existentes, considerou esta quinta-feira, em Lisboa, D. Duarte Pio de Bragança, para quem Portugal devia aprender com «os erros do passado».


TGV: como poupar 2 mil milhões na ligação a Madrid


«Poderíamos construir a chamada linha do TGV para Espanha por menos de metade do preço. Bastava pôr a estação de partida sobre a linha da Fertagus no Pinhal Novo e não fazer a ponte. Mas ninguém fala nisto. Uns são a favor, outros contra, mas ninguém pergunta: Porque é que não fazemos tudo mais barato?», afirmou à agência Lusa, à margem da sessão de lançamento do livro «Memória das Invasões Francesas em Portugal».
Assinalando que «já D. João V, que viveu numa época de muito dinheiro, importou coisas em vez de as produzir em Portugal», D. Duarte Pio lamentou que o país «não aprenda com os erros do passado» e questionou «porque é que as composições que vão andar [no TGV] não são feitas cá em vez de serem importadas».
O duque de Bragança afirmou estar apreensivo com os efeitos da crise no país por notar «uma certa inconsciência e uma certa irresponsabilidade colectivas, tanto da parte dos governantes como dos governados».


Fonte: TVI24

Sem comentários: