Foi um dia de enorme alegria, em primeiro para a Família Real e logo a seguir para todos os Monárquicos Portugueses.
Quando Dom Afonso nasceu, eu ainda estava a dar os primeiros passos na descoberta da Monarquia Portuguesa, nem associado da Real Associação de Lisboa ainda era. Mas senti também um sentimento de alegria, próprio de quem como eu, sempre gostei muito da História da Monarquia Portuguesa. Senti, naquele momento, que o nascimento Real, garantia a continuidade da Casa Real Portuguesa e isso tem um valor inestimável para Portugal!
Entretanto, SAR Dom Afonso de Bragança foi baptizado na Sé Catedral de Braga e o Povo Bracarense encheu as ruas da Cidade, para saudar a Família Real e o Herdeiro consagrado a Deus nesse dia! Foi memorável!
E o tempo foi passando, e o nosso Príncipe da Beira foi crescendo e entretanto também nasceram Seus Irmãos: Sua Alteza a Infanta Dona Maria Francisca de Herédia e Bragança e Sua Alteza o Infante Dom Dinis de Herédia e Bragança.
E parece que foi ontem. Mas foi mesmo, há 18 anos atrás. No próximo dia 25 de Março, O Príncipe da Beira atinge a maioridade e com ela novas responsabilidades, porque a sua missão neste mundo, é ser a garantia da continuidade não só da Dinastia, mas também do Principio Monárquico, mas acima de tudo, ser uma verdadeira esperança para os Portugueses.
Os republicanos poderão se perguntar: Mas porquê tanta festa, afinal não é uma pessoa igual a todos nós?
A verdade é que, por muito que também seja um Ser Humano, corre nas suas veias o sangue dos Reis e Heróis, como o Santo Condestável fundaram, expandiram e serviram Portugal ao longo de quase 800 anos de História. Este Património tem que ser mantido e esta é a primeira grande missão do Príncipe da Beira enquanto futuro Chefe da Casa Real Portuguesa.
Mas antes de tudo mais, está a continuação da formação, está a juventude, mas nada impede o serviço ao bem comum. Fiquei feliz quando vi recentemente uma reportagem na imprensa, de SAR Dom Afonso apoiar uma associação de apoio aos menos favorecidos. Este é o caminho, apoiar causas humanitárias. Envolver-se no terreno, estar com o povo, ser uma voz de alento e de esperança e o povo olhará para o Príncipe da Beira com carinho e admiração.
Quando um Príncipe Herdeiro assume a maioridade, é dia de festa, sem dúvida, mas é também um momento de reflexão sobre o futuro; e este espera por nós. Só nós, como povo saberemos desejar que o futuro se torne presente com muito ou pouco tempo. Se queremos um País melhor, temos a obrigação patriótica de acreditar que somos capazes de dar um novo futuro ao nosso povo. A Dinastia continua e existe para nos servir, ao nível da Chefia do Estado, dando o exemplo de serviço ao bem comum a todos nós. Tendo em consideração que está no ADN dos nossos Príncipes servir e com toda a experiência de quase 900 anos de História-Pátria, do que estamos à espera?
Sejamos Militantes, sejamos obstinados, não tenhamos medo, arregacemos as mangas, com emoção, com optimismo e alto empenho, digamos Vivas a Suas Altezas Reais Os Duques de Bragança! Vivas a Sua Alteza Real Dom Afonso, Nosso Príncipe da Beira! Vivas à Família Real e a Portugal! E com este entusiasmo, juntemo-nos à Família Real na Igreja da Encarnação, no Chiado, no próximo dia 25 de Março, para celebrarmos Missa de Acção de Graças por Dom Afonso de Bragança!
Viva o Rei! Viva Portugal!
David Garcia
Sem comentários:
Enviar um comentário