É em 5 de Outubro de 1143, com o Tratado de Zamora e na presença do Legado Pontifício, Cardeal Guido de Vico, que D. Afonso VII de Leão reconhece a existência de um novo Estado, PORTUGAL.
Esta declaração de PORTUGAL como REINO INDEPENDENTE infelizmente não é comemoradaoficialmente no próprio País.
PORTUGAL deve ser o único País do Mundo que não celebra oficialmente a data da sua INDEPENDÊNCIA.
A REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA tem comemorado em cada “5 de OUTUBRO” o ANIVERSÁRIO da FUNDAÇÃO da NACIONALIDADE, mandando celebrar na Igreja do Mosteiro de SANTA CRUZ, em Coimbra, MISSA sufragando a alma do Rei Fundador e dos seus Descendentes.
Neste ano de 2016, a Missa será celebrada às 11,30 horas.
Na mesma Cerimónia será igualmente sufragada a alma do recentemente falecido Eng.º Luís Marçal Correia de Oliveira, que exercia as funções de Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Real Associação de Coimbra, tendo exercido durante vários mandatos as funções de Tesoureiro da Direcção e que, durante a sua vida terrena, prestou relevantes serviços à Instituição Real e ao Movimento Monárquico, realçando-se a sua sempre decisiva intervenção na organização dos sucessivos eventos da R. A. C., particularmente dos arraiais monárquicos na cidade da Figueira da Foz.
Após a Eucaristia realizar-se-á a Cerimónia evocativa da efeméride junto aos túmulos dos Reis Fundadores (D. Afonso Henriques e D. Sancho I).
Convidam-se todos os Portugueses a participar nas Comemorações do 872.º ANIVERSÁRIO da INDEPENDÊNCIA de PORTUGAL, em Coimbra.
FAÇAMOS DO ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL uma data que UNA OS PORTUGUESES!
VIVA PORTUGAL!
Joaquim Leandro Costa e Nora
Sem comentários:
Enviar um comentário