quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Belmonte Medieval 2024 - 9 a 11 de Agosto


ENQUADRAMENTO HISTÓRICO

Constança Eanes de Loureiro – Casou com Luís Álvares Cabral, 1.º alcaide de Belmonte, com quem teve 3 filhos. Foi mãe do futuro alcaide com 19 anos, faleceu com 55 anos.

Teresa de Andrade – nascida cerca de 1395, foi uma figura importante na nobreza portuguesa. Ela casou-se duas vezes, e seu segundo marido foi Fernão Álvares Cabral, senhor de Azurara da Beira e alcaide-mor de Belmonte. Juntos, eles tiveram vários filhos, Teresa de Andrade faleceu após 1445 e está sepultada no Convento de S. Francisco de Órgens. Uma mulher notável de sua época.

Isabel de Gouveia – casada com Fernão Cabral I, D. Isabel não devia apreciar muito o caracter galhofeiro, impor-lhe-ia no seu solar, respeito e dignidade, mas o grande Cabral era indomável, “metedor de alvoroços entre moças de pandeiro e soalheiro”.

Fernão e Isabel foram pais de sete filhos e seis filhas, um dos quais foi Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil.

Isabel pediu para ser sepultada na igreja de São Tiago e que, acabada a capela que seu marido mandara fazer na igreja de Nossa Senhora, em Belmonte, se mandassem seus ossos para lá.

Joana Coutinho – Nascida cerca 1460, falecida depois de 1516. Seu pai – Rodrigo de Castro, senhor de Almendra e de Valhelhas, Alcaide-mor da Covilhã, nascido cerca 1440, foi Embaixador do Rei D. Manuel ao Papa Alexandre VI. Casou com João Fernandes Cabral.


Mais informações em:

https://cm-belmonte.pt/belmontemedieval/

Sem comentários: