quarta-feira, 4 de agosto de 2021

4 de Agosto de 1578 - Batalha de Alcácer-Quibir

 


El-Rei D. Sebastião desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir mas «Prova-se com muitos Vaticínios e Profecias que […} ainda vive e há de vir de novo reinar em Portugal.»
«São Teófilo, Bispo, […] diz que “um Rei desconhecido dos homens, santo diante de Deus, reputado por morto e não esperado para reinar, havia [de] recuperar os Reinos perdidos, sujeitar o Grão Turco e restituir aos Cristãos a Casa Santa.”»

ALCÁCER-QUIBIR – O DESAPARECIMENTO DE DOM SEBASTIÃO NÃO FOI EM VÃO...

“Apesar da derrota, o objectivo primário da campanha de África de Dom Sebastião foi plenamente conseguido. Alcácer-Quibir foi uma vitória muito amarga para o exército do Turco Selim II, ali representado pelo Xeque Mulei Maluk, pois teve cerca de três vezes mais baixas do que o Exército de Dom Sebastião.
A partir de Alcácer-Quibir, e na sequência da derrota naval de Lepanto, o Império Otomano deixou de se expandir, e começou a retrair-se e a desagregar-se. A ameaça do fecho do estreito de Gibraltar, por controlo da costa africana a Sul, foi afastada.
O sacrifício - Sacro Ofício - de Portugal e do seu Rey teve um valor inestimável para a Europa. Esta não seria a mesma sem ele, e ainda o chamam de louco!
“D. Sebastião foi um Rei à Portuguesa, que só Portugal merecera e fora abençoado a ter. O seu desaparecimento não foi em vão.
in "A Fortaleza da Bela Senhora", Ricardo da Silva


Sem comentários: