terça-feira, 26 de outubro de 2021

Evocação da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel

 


Aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal


A Confraria da Rainha Santa Isabel pretende evocar a Festa da Titular da sua Igreja e assinalar o aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal, comemorando esta efeméride nos próximos dias 27, 29 e 30 de Outubro.


No dia 27 de Outubro de 1677 ocorreu a trasladação do corpo santo da Rainha Santa Isabel do túmulo de pedra, onde jazia desde 1336, para o túmulo de prata mandado fazer por D. Afonso de Castelo Branco, 41.º Bispo de Coimbra, 6.º Conde de Arganil, que chegou a ser Vice-Rei de Portugal.


No dia 29 de Outubro seguinte (de 1677), ocorreu a trasladação do corpo santo da Rainha Santa Isabel, já no túmulo de prata, desde o velho Mosteiro (Santa Clara-a-Velha) para o novo Mosteiro de Santa Clara (Santa Clara-a-Nova).


Aliás, o dia 29 de Outubro foi, durante mais de um século, a 2.ª data mais importante do novo Mosteiro de Santa Clara (o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova) – era o dia da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel:

No Calendário da Igreja da Rainha Santa Isabel, “a Festa da Titular não se faz, como pareceria mais natural, a 4 de Julho, que é a Festa natalícia, ou aniversário da morte e entrada na glória da Rainha-Santa; mas a 29 de Outubro, Festa da Trasladação do seu santo Corpo para este mosteiro novo de Santa Clara. Assim se fez sempre, desde o ano em que o templo foi sagrado, no fim do século XVII, certamente porque, no acto de Sagração, o Bispo sagrante designou este dia para a Festa da Titular". - cfr. António Ribeiro de Vasconcelos “Liturgia da Rainha-Santa", Coimbra, 1934.


Por esse motivo, a Confraria da Rainha Santa Isabel pretende evocar a data com a maior dignidade.


Neste ano de 2021, para a evocação da “Festa da Titular”, a realizar na Igreja da Rainha Santa Isabel, está previsto o seguinte programa:

a) No dia 27 de Outubro, a partir das 21h30, realizar-se-á um concerto pelo grupo de cordas da Orquestra Clássica do Centro, executando obras alusivas a temas religiosos, particularmente à devoção salve regina, com peças da autoria de diferentes compositores;

b) No dia 29 de Outubro, às 18h00, celebrar-se-á Missa de acção de graças pela exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal;

c) No dia 30 de Outubro, a partir das 21h30, realizar-se-á um concerto musical com peças sacras pelo coro vocal familiar AnçãBle.


Nos eventos culturais do programa a entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia por haver limitação do número das pessoas presentes.


Este programa de “Evocação” não altera nenhuma das celebrações religiosas habituais na Igreja da Rainha Santa Isabel, que se mantêm.


Com os melhores cumprimentos,

Joaquim Leandro Costa e Nora

(Presidente da Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel)

Sem comentários: