quinta-feira, 30 de junho de 2022

Festas em louvor de Santa Isabel de Portugal

 


A Confraria da Rainha Santa Isabel informa que nos próximos dias 1, 2 e 3 de Julho se inicia o Programa Religioso e prossegue o Programa Cultural das Festas em louvor de Santa Isabel de Portugal, organizadas em 2022 pela Confraria da Rainha Santa Isabel, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra.

 

I - Programa Religioso:


- Nos dias 1 e 2 de Julho, pelas 21h30, na Igreja da Rainha Santa Isabel, iniciar-se-á a pregação do Tríduo Preparatório da Solenidade por Sua Excelência Reverendíssima, D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo Metropolitano de Évora, pregação que será concluída no dia 3 de Julho, na Santa Missa dominical das 11h00, igualmente presidida pelo Senhor Arcebispo de Évora.

Às 21h30 do dia 3 de Julho, serão rezadas as I Vésperas.

 

II - Programa Cultural:

 

1 - No Sábado, dia 2 de Julho, às 17h30, nos Claustros do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, será executada pela 1.ª vez em Coimbra a obra "suite 2020" (escrita por 4 compositores de 4 diferentes nacionalidades), interpretada em concerto pelas Bandas Filarmónicas de Santana e Lares, do vizinho concelho da Figueira da Foz e pelo Coro Litúrgico da Igreja da Rainha Santa Isabel.

Esta obra só foi executada uma única vez, com assinalável êxito, no CAE da Figueira da Foz.

 

2 - No Domingo, dia 3 de Julho, às 18h00, na Igreja da Rainha Santa Isabel será apresentada em estreia a MISSA COGNOVI DOMINE, da autoria de Joel Cura, interpretada pela Banda Filarmónica de Vila Nova de Anços, do vizinho concelho de Soure, e pelo Coro de Santo Agostinho da Igreja de Santa Cruz de Coimbra.

A obra, composta por 12 andamentos, compreende os textos do próprio e do ordinário da Santa Missa [Introit, Kyrie, Gloria, Gradual, Aleluia, Credo, Offertorium, Sanctus, Benedictus, Communion] e ainda um hino do poeta Afonso Lopes Vieira.

Neste dia 3 de Julho de 2022, a Confraria da Rainha Santa Isabel celebra também com este recital o 326.º aniversário da trasladação, ocorrida em 1696, do santo corpo de Santa Isabel de Portugal para o altar da Igreja que lhe foi dedicada, pedindo a todos que se associem a esta efeméride.


Contando com a presença de todos, mas tendo presente todos os condicionalismos de saúde indicados nas orientações da Conferência Episcopal Portuguesa e, de modo a preparar o melhor acolhimento de todas as pessoas, informa-se ainda que a entrada para estes momentos do Programa Cultural é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até às 19h00 de Sexta-feira, dia 1 de Julho, pelos telefones 239441674 / 918048310, ou para o e-mail <secretario@rainhasantaisabel.org>.

 

Com os melhores cumprimentos,

Joaquim Costa e Nora

(presidente da Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel)

Sem comentários: