terça-feira, 17 de janeiro de 2023

O CARDEAL PELL E A CAÇA ÀS BRUXAS

 No passado dia 10, faleceu em Roma, no Hospital Salvator Mundi, o Cardeal George Pell, de 81 anos, que foi Arcebispo de Melbourne, na Austrália, bem como principal responsável pelas finanças do Vaticano. O seu falecimento ficou-se a dever a complicações surgidas depois de uma intervenção cirúrgica.


Não obstante os cargos que exerceu no seu país e na Santa Sé, de cuja hierarquia chegou a ser o número três, o que o fez famoso no mundo inteiro foi a condenação por pedofilia, bem como os treze meses que, por este motivo, passou na prisão. Até à data, foi a mais alta individualidade eclesial detida no âmbito do escândalo da pedofilia na Igreja. Felizmente, o Supremo Tribunal de Justiça da Austrália estabeleceu depois, definitivamente, a sua inocência, bem como a falsidade das denúncias que levaram à sua detenção.

Segundo informação avançada pela Rádio Renascença, o Cardeal Pell tinha muitos adversários, tanto fora como dentro da Igreja. Quanto aos inimigos externos, o próprio reconheceu “ter sido o ‘bode expiatório’ de uma tendência crescente, na Austrália e não só, de uma atitude anticatólica muito agressiva, que critica os fundamentos judaico-cristãos da sociedade, nomeadamente o casamento, questões de género e de sexo” (RR, 10-1-23). Quanto aos seus adversários eclesiais, recorde-se que, “durante o tempo que esteve em Roma, teve como grande opositor um cardeal italiano, Giovanni Angelo Becciu, que conseguiu boicotar várias das suas medidas, incluindo uma auditoria às contas de todos os departamentos da Santa Sé” (RR, 10-1-23). Não estranha, portanto, que Becciu esteja agora a ser julgado, no Vaticano, por peculato, e que, por isso, tenha renunciado ao cardinalato (ACI, 31-3-22).

O Cardeal Pell foi acusado de ter abusado, em 1996, de dois jovens, na sacristia da Catedral de São Patrício, em Melbourne, de que era então arcebispo, por ocasião de uma celebração litúrgica. A denúncia era inverosímil, pois um cardeal nunca está só numa sacristia de uma catedral, muito menos antes, ou depois, de uma cerimónia religiosa: a sacristia é um local de passagem onde estão presentes, habitualmente, os demais concelebrantes, padres, diáconos, seminaristas, acólitos, sacristães, etc. Além disso, sabe-se que os denunciantes, para acusarem de abusos George Pell, foram pagos.

Contudo, a calúnia deu lugar a uma acusação formal, de que se seguiu uma primeira condenação, em 2018, a seis anos de prisão, confirmada depois na segunda instância. Por esta razão, o Cardeal George Pell esteve detido treze meses, num estabelecimento prisional australiano, em que não lhe era permitido celebrar a Missa, nem sequer rezar a Liturgia das Horas, a que todos os clérigos estão obrigados.

Quando ocorreu a sua condenação, escreveu o Padre João J. Vila-Chã, SJ: “esta manhã na Austrália, perante as câmaras da Televisão, o cardeal Pell foi condenado a seis anos de prisão por abuso sexual. Se o seu Apelo [ou, melhor dizendo, recurso,] não tiver efeito positivo, ele ficará na prisão, pelo menos, três anos. É um momento triste: para a Austrália, para a Igreja, para a Justiça. Que algumas vítimas de abuso sexual possam sentir consolação perante uma tal notícia, é algo que não sei explicar. Mas compreendo. O que não entendo é que o Juiz que acaba de anunciar a sentença em Melbourne possa dizer o seguinte: ‘os seus crimes são odiosos, mas contra si existe um clima de caça às bruxas’. Entendo que os crimes de abuso sexual sejam odiosos; entendo igualmente que as pessoas, sobretudo se instituídas em autoridade ou poder, possam ser vítimas de múltiplas formas de ‘caça às bruxas’. O que não entendo é que o Juiz, aparentemente, não entenda que uma pessoa, por ser vítima de uma manifesta caça às bruxas pode estar a ser condenada num tribunal de justiça de forma injusta, para não dizer de todo inapropriada. Na verdade, considero muito lamentável que um Juiz faça eco de opiniões em circulação na sociedade a que pertence, mas não pareça dar-se conta de que as suas constatações podem ser a razão da possível injustiça de que, afinal, se fez publicamente porta-voz. Como já antes disse, este caso na Austrália vai ficar não só na história da Igreja, mas também na história do Direito Público na Austrália, senão mesmo do mundo inteiro. Algo de muito sério aconteceu: seja no sentido de justificar a condenação em causa seja, como ainda penso, para demonstrar até que ponto se pode ir na destruição da confiança que todos deveriam poder ter no Estado de Direito”.

Logo que o Supremo Tribunal de Justiça australiano, finalmente, declarou a sua óbvia inocência, fez-se justiça e foi felizmente libertado.

Não foi, decerto, por acaso, que George Pell foi escolhido para ser o alvo a abater: para além das motivações económico-financeiras, era então uma das principais individualidades da Igreja católica, depois do Papa e do Cardeal Secretário de Estado, e também um dos mais brilhantes prelados em exercício. O citado jesuíta recordava “ter assistido, pela televisão, a um dos mais portentosos debates de ideias a que alguma vez assisti, no caso um debate entre o cardeal Pell e o ateu professo Richard Dawkins, um debate em que o cardeal demonstrou a enorme força do seu intelecto e defendeu a plausibilidade racional da Fé como poucas vezes tenho visto acontecer”.

Se o Cardeal Pell era um intelectual de primeira água, não era menor a sua coragem. Quando, na Austrália, foi acusado de ter praticado crimes nefandos, podia ter ficado na Santa Sé, onde desempenhava uma função da maior relevância e gozava de imunidade diplomática. No entanto, numa atitude de grande bravura, regressou à sua terra e defendeu-se da calúnia com que não apenas pretendiam infamá-lo, mas também a Igreja. Foi um processo doloroso, que o obrigou, entre outros sacrifícios, a treze meses de injusta detenção, mas não lhe faltou valor para fazer frente aos caluniadores, mesmo sabendo que tinha contra ele, como agora sempre acontece, não poucos poderes instituídos e boa parte da comunicação social.

Como um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, George Pell ultrapassou esta tribulação sem guardar ressentimento contra os que falsamente o acusaram, caluniosamente o difamaram e injustamente o condenaram. O seu tempo de prisão foi um tempo de provação, mas também uma bênção de Deus, como foram as perseguições para os primeiros cristãos, para São Tomás More e São João Fisher, para São João de Brito, São Paulo Miki e tantos outros que foram e são também vítimas da injustiça humana, tanto civil como eclesiástica, como Jesus Cristo, condenado à morte pelo sumo sacerdote e pelo Sinédrio, sendo depois crucificado entre dois ladrões, por ordem de Pôncio Pilatos.

Agora, decerto, já recebeu o prémio prometido às vítimas da injustiça: “Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam” (Mt 5, 11-12).

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Fonte: Observador

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