segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Braga recebeu visita de SS. AA. RR. D. Duarte Pio e D. Afonso de Bragança

 


A cidade de Braga recebeu, este sábado, a visita de SAR D. Duarte Pio, Duque de Bragança, e do seu filho, SAR D. Afonso de Bragança. Na ocasião, a Junta de São Vicente endereçou o convite ao Duque e ao filho para uma visita à Igreja da freguesia que se encontra a celebrar o Padroeiro.

Para D. Duarte Pio, esta foi “uma feliz ocasião de vir cá na altura da romaria”, manifestando agrado com todo o ambiente em volta da celebração em honra de São Vicente.


Por sua vez, D. Afonso de Bragança, frisou que tem uma forte ligação à cidade, uma vez que foi baptizado na Sé Catedral de Braga.

“Sempre tive uma forte ligação com a cidade de Braga. Gosto muito de vir cá visitá-la. Infelizmente, não venho com tanta frequência devido à dificuldade do tempo, pois é uma viagem de ida e volta de um dia, mas gosto muito de vir cá onde sou sempre muito bem recebido, tanto eu como o meu pai e o resto de minha família. É uma ligação que nunca tenciono largar”, disse o filho de D. Duarte Pio.

Para Daniel Pinto, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, esta visita “foi uma feliz coincidência”. “A Real Associação de Braga quis realizar o Almoço de Reis em Braga e acabou por realizar aqui em São Vicente. Daí, desafiei a Real Associação para poder trazer D. Duarte à nossa Igreja e é um gosto enorme que ele possa vivenciar um pouco da nossa romaria. É pena não poder ficar para a procissão, mas já é um marco importante deixar aqui a sua marca naquilo que é um objectivo comum de fazermos a intervenção e de recuperarmos este património”, disse o autarca, que deixou a sua gratidão pela presença do Duque de Bragança.

No final da visita à Igreja, D. Duarte Pio e D. Afonso de Bragança assinaram uma telha para a cobertura da Igreja de São Vicente. A visita foi promovida pela Real Associação de Braga que realizou um almoço de reis no Solar de Infias, em São Vicente.

Fonte: Braga TV

Sem comentários: