domingo, 3 de março de 2024

27º Aniversário de S.A. A Infanta Dona Maria Francisca, Duquesa de Coimbra

S.A. a Senhora Infanta D. Maria Francisca de Bragança, nasceu em Lisboa no dia 3 de Março de 1997. Terceira na linha de sucessão recebeu o seu baptismo no dia 31 de Maio de 1997, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, em Vila Viçosa. A cerimónia religiosa foi celebrada pelo Arcebispo de Évora, D. Maurílio Quintal de Gouveia, tendo sido Consagrada a Nossa Senhora da Conceição. Teve como padrinhos, a Princesa Marie Lieshtenstein, prima por via materna de S.A.R. o Duque de Bragança, e S.A. D. Henrique de Bragança, Duque de Coimbra.

No dia 4 de Julho de 2018, dia da festa de Santa Isabel de Portugal, a Infanta Maria Francisca recebeu o título de Duquesa de Coimbra, de seu pai, o duque de Bragança, numa cerimónia realizada no mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, sucedendo ao seu tio, o Infante D. Henrique. Ao mesmo tempo, foi investida como Dama Grã-Cruz da Ordem de Santa Isabel, por sua mãe, a Duquesa de Bragança.

S.A. concluiu o ensino secundário no Colégio de São João de Brito, em Lisboa, e obteve uma licenciatura em Comunicação Social e Cultura na Universidade Católica Portuguesa em Maio de 2020. Posteriormente exerceu a sua actividade profissional em empresas de consultoria de comunicação.

É patrona do “Prémio Infanta Dona Maria Francisca” que se destina a premiar os os melhores trabalhos apresentados, anualmente na FBAUP pelos estudantes do Mestrado em Artes Plásticas. O valor do prémio será suportado integralmente pela Associação Real Social Cultura Desporto.

Resultante de uma parceria entre o Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional de Soares dos Reis, Associação Real Social Cultura Desporto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto [FBAUP] e Museu de Serralves, é atribuído aos estudantes do mestrado em Artes Plásticas da FBAUP, considerando a qualidade dos seus trabalhos de fim de curso, um prémio no valor de 1.000 euros, para a área de Pintura e outro de igual valor para a de Escultura.

No dia 7 de Outubro de 2023 casou com Duarte de Sousa Araújo Martins na Basílica do Convento de Mafra.

Desejamos à nossa Querida Infanta de Portugal um dia repleto de sonhos e realizações para um Futuro recheado de Saúde, Paz, Amor e Sucesso.

Alteza, muitos parabéns e que na companhia de SS.AA.RR. Nossos Reis e Infantes e de Seu Augusto Marido, os Anjos cantem em Sua honra e a Imaculada Conceição, Nossa Rainha e Mãe, A proteja ao longo da Sua Vida.

VIVA A INFANTA DE PORTUGAL!

VIVA A FAMÍLIA REAL!

Sem comentários: