S.A. a Senhora Infanta D. Maria Francisca de Bragança, nasceu em Lisboa no dia 3 de Março de 1997. Terceira na linha de sucessão recebeu o seu baptismo no dia 31 de Maio de 1997, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, em Vila Viçosa. A cerimónia religiosa foi celebrada pelo Arcebispo de Évora, D. Maurílio Quintal de Gouveia, tendo sido Consagrada a Nossa Senhora da Conceição. Teve como padrinhos, a Princesa Marie Lieshtenstein, prima por via materna de S.A.R. o Duque de Bragança, e S.A. D. Henrique de Bragança, Duque de Coimbra.
No dia 4 de Julho de 2018, dia da festa de Santa Isabel de Portugal, a Infanta Maria Francisca recebeu o título de Duquesa de Coimbra, de seu pai, o duque de Bragança, numa cerimónia realizada no mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, sucedendo ao seu tio, o Infante D. Henrique. Ao mesmo tempo, foi investida como Dama Grã-Cruz da Ordem de Santa Isabel, por sua mãe, a Duquesa de Bragança.
S.A. concluiu o ensino secundário no Colégio de São João de Brito, em Lisboa, e obteve uma licenciatura em Comunicação Social e Cultura na Universidade Católica Portuguesa em Maio de 2020. Posteriormente exerceu a sua actividade profissional em empresas de consultoria de comunicação.
É patrona do “Prémio Infanta Dona Maria Francisca” que se destina a premiar os os melhores trabalhos apresentados, anualmente na FBAUP pelos estudantes do Mestrado em Artes Plásticas. O valor do prémio será suportado integralmente pela Associação Real Social Cultura Desporto.
Resultante de uma parceria entre o Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional de Soares dos Reis, Associação Real Social Cultura Desporto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto [FBAUP] e Museu de Serralves, é atribuído aos estudantes do mestrado em Artes Plásticas da FBAUP, considerando a qualidade dos seus trabalhos de fim de curso, um prémio no valor de 1.000 euros, para a área de Pintura e outro de igual valor para a de Escultura.
No dia 7 de Outubro de 2023 casou com Duarte de Sousa Araújo Martins na Basílica do Convento de Mafra.
Sem comentários:
Enviar um comentário