quinta-feira, 3 de junho de 2010

ADMINISTRAÇÃO ESPANHOLA ASSUME QUE O TEJO NASCE NOS ESGOTOS DE MADRID

A Confederação Hidrográfica do Tejo (CHT), pertencente ao Ministério do Ambiente, confirma no seu último relatório, de 2008, que, ao entrar Toledo, os caudais do rio Jarama, que recolhe todos os esgotos da capital e dos seus dormitórios suburbanos, representa até "80% do volume total do rio Tejo”.
De facto,o Tejo nasce nos esgotos de Madrid porque o rio Tejo que nasce na Serra de Albarracín (Teruel) é desviado para a bacia do Segura e para o Mar Mediterrâneo através do transvase Tejo - Segura.
O presidente da CHT assume que "o rio está a sofrer agressões muito significativas. As pressões humanas e urbanísticas são enormes."
Leiam a notícia abaixo e se quiserem ver para crer apreciem as fotografias que tirámos no dia 30 de Maio quando participámos num passeio até à confluência dos rios Manzanares e Jarama, vejam como a cor negra contrasta com a areia mais clara.
A solução passar por alcançar um compromisso entre os Governos Espanhol e Português e a Comissão Europeia que garanta:
1º O retrocesso da política de transvases em Espanha consubstanciada na definição de um plano plurianual de investimentos que permitam a substituição progressiva dos transvases existentes e previstos;
2º A definição de um projecto comunitário para apoio e financiamento à implementação de alternativas aos transvases baseadas no uso eficiente da água e na gestão da procura da água nas bacias receptoras.

Ler o resto do artigo AQUI

Fonte: proTejo

Sem comentários: