quarta-feira, 27 de maio de 2020

Os 376 anos da Batalha do Montijo

Nenhuma descrição de foto disponível.

Em plena Guerra da Restauração, travada por Portugal em prol da sua independência da vizinha Espanha, ocorre a 26 de maio de 1644 a batalha do Montijo, na vila espanhola do mesmo nome.

As tropas portuguesas, lideradas por Matias de Albuquerque, enfrentariam neste dia um exército espanhol comandado pelo Barão de Mollingen, destacado para tal posto pelo famoso Marquês de Torrecuso, que confrontava os portugueses após estes terem tomado sem enfrentar resistência a vila espanhola supramencionada.

O primeiro embate com as tropas filipinas revelou-se desastroso para os portugueses, pelo forte ataque da cavalaria castelhana sobre o seu flanco esquerdo, que levou a uma grande desorganização dos elementos que o integravam.

Sem se conformar com a infelicidade inicial, Matias de Albuquerque, ajudado pela artilharia liderada pelo conjurado D. João da Costa, terá conseguido reunir a infantaria lusitana e obrigado os soldados do Barão de Mollingen que ainda não tinham perecido a retirar-se para a outra margem do rio Guadiana.

Matias de Albuquerque seria posteriormente recebido em Portugal com grandes honras e a vitória portuguesa levou à elevação da moral das tropas e populações, causando regozijo em Lisboa e grande espanto nas cortes estrangeiras, perante a humilhação sofrida pelo exército de D. Filipe IV de Castela.

Miguel Louro

Na imagem, painel de azulejos representando a batalha no Museu Militar de Lisboa.

Sem comentários: