quinta-feira, 18 de março de 2021

Os efeitos secundários das vacinas anti-covid: uma realidade oculta ou minimizada

 


Tradução Deus-Pátria-Rei


Os medicamentos são o meio pelo qual podemos nos defender contra as doenças, pelo qual podemos nos curar. Cada medicamento, como sabemos, também pode ter efeitos secundários, que são sempre apontados de forma cuidadosa na bula do mesmo. Os efeitos secundários são um preço a pagar pela cura. Existe uma relação custo-benefício ou risco-benefício para cada medicamento. Nos últimos meses, isso foi amplamente demonstrado por nós no que diz respeito ao uso de medicamentos específicos para tratar a Covid.

Sempre que o uso de um determinado medicamento era sugerido, de antibióticos a cortisona, de aspirina a cloroquina, invariavelmente a comunicação social diabolizava os possíveis efeitos secundários.

E quanto às vacinas? Aqui, curiosamente, ocorre o fenómeno oposto: a minimização dos aspectos negativos. Mesmo no caso de mortes em lares de idosos, ouvimos que esses nonagenários que morreram nos dias que se seguiram à vacinação teriam morrido de qualquer maneira devido à sua idade e aos seus problemas de saúde. Isso também poderia ter sido dito das dezenas de milhares de pessoas com mais de oitenta anos com doenças crónicas graves cuja morte foi atribuída a Covid, possivelmente contraída em estado terminal. Dois pesos e duas medidas: a regra não escrita que orienta a gestão da pandemia.

Mas voltando aos efeitos secundários: agora temos dados oficiais sobre os efeitos adversos das vacinas anti-Covid. 
A AIFA [Agenzia Italiana del Farmaco] publicou nos últimos dias o primeiro relatório de farmacovigilância sobre vacinas anti-Covid-19. Os dados referem-se às notificações de suspeitas de reações adversas registradas na rede nacional de farmacovigilância. O período analisado vai de 27 de Dezembro de 2020 a 26 de Janeiro de 2021 e as vacinas examinadas são duas: a da Pfizer e a da Moderna. Além disso, os relatórios referem-se principalmente à primeira dose da vacina Pfizer (99%) e apenas em menor grau à vacina Moderna (1%).

Isso significa que não há relatos sobre os efeitos da segunda dose, que é a que realmente cria mais problemas. Foram recebidas 7.337 notificações de reacções adversas de um total de 1.564.090 doses administradas, 92,4% das quais foram eventos não graves. Dos 7,6% dos eventos definidos como "graves", nada se sabe porque as avaliações ainda estão em andamento. Finalmente, 13 mortes também foram relatadas poucas horas após a vacinação.

Embora seja verdade, como dissemos no início, que os efeitos secundários de um medicamento às vezes são um preço aceitável a pagar pela cura, no caso das vacinas trata-se de pessoas saudáveis, que para prevenir uma possível doença, e não tratá-la, perderam a vida ou sofreram danos à sua saúde. Um número significativo que deve dar uma pausa para aqueles que continuam a engrandecer o que chamam de "o antídoto".
Outro aspecto importante a ser ressaltado: a população vacinada é composta em grande parte por profissionais de saúde e, portanto, também por jovens. Além disso, como não há farmacovigilância activa na Itália, o número de efeitos secundários fornecidos pela AIFA pode ser grosseiramente subestimado.

Mas os efeitos secundários das vacinas vêm de toda a Europa: na Alemanha, o jornal Die Welt relatou efeitos secundários graves causados ​​pela vacina AztraZeneca entre funcionários de hospitais e clínicas da Vestfália, onde funcionários disseram ter sentido exaustão e dores nos ossos de tal forma que nem conseguiam ficar de pé. Num hospital, 37 de 88 pessoas estão doentes e, como resultado, outras clínicas anunciaram que estão suspendendo as vacinações.

Finalmente, outros dados significativos vêm da Grã-Bretanha. Aqui, o governo divulgou dados sobre os efeitos secundários da vacina Pfizer, neste caso de relatórios espontâneos: o que significa que o nexo de causalidade ainda não foi verificado, mas também que os efeitos secundários poderiam ser muito mais numerosos, já que nem todos são assinalados. No entanto, esses dados são significativos: 70.314 eventos adversos foram relatados com 173 mortes. Um número impressionante. Se um medicamento, por exemplo a cloroquina, tivesse causado 173 mortes em um mês, já teria sido retirado do mercado.

O relatório britânico detalha o tipo de efeito secundário, a maioria dos quais relacionados a doenças. O espectro de distúrbios varia de distúrbios metabólicos e musculoesqueléticos a outros tipos de consequências muito perturbadoras - até porque são responsáveis ​​pela maioria das mortes, de natureza tanto neurológica quanto cerebrovascular. Distúrbios nervosos, síncope, sintomas epilépticos, dor de cabeça, tremores. Também ocorreram 5 abortos em mulheres grávidas vacinadas.

Também ocorreram 990 casos de transtornos mentais e alterações pós-vacinais. Os distúrbios respiratórios atingiram 2.903, com 9 mortes. Morte por pneumonia por causa de uma vacina que deve prevenir a pneumonia. As reacções alérgicas também são muito numerosas, principalmente na pele, com 4.792 casos de dermatites, herpes e urticária. Por fim, 803 reações do tipo circulatório, principalmente vasculites, por vezes fatais.

É um relatório impressionante. Nenhuma vacina em uso apresenta tantas reações adversas. Por outro lado, as vacinas em uso são produtos que passaram por longas e cuidadosas fases de preparação. Para as vacinas da Covid, como sempre dissemos, tem havido muita pressa e experimentos em massa foram realizados. Estas são as consequências e estamos apenas no inicio.


Sem comentários: