sábado, 9 de dezembro de 2023

A Causa Real e o estado em que se encontra a Saúde em Portugal

A Causa Real vem manifestar a sua preocupação pelo estado em que se encontra a Saúde em Portugal.


As visões a curto prazo de consecutivos governos, têm mantido o Serviço Nacional de Saúde (SNS) a funcionar com remendos. Os anos de Pandemia vieram mostrar que o SNS apenas se mantinha à custa da boa vontade de uns quantos profissionais. Depois dessa prova de fogo, e depois de serem recompensados com algumas salvas de palmas e outros tantos insultos, muitos foram os que decidiram abandonar o SNS e emigrar ou trabalhar apenas no sector privado. 

Entretanto, pagam-se milhões em horas extraordinárias em vez de contratar mais profissionais, retira-se poder às Ordens Profissionais para que o Governo deixe de depender destas para balizar a qualidade da formação, e possa contratar mão de obra mais barata, mesmo que mal preparada. Há dinheiro para construir estádios de futebol, mas chove em alguns centros de saúde. Há frotas automóveis renovadas para ministérios, e computadores obsoletos nos consultórios médicos. 

Ao mesmo tempo que há milhares de portugueses sem médico de família, há quem faça turismo para Portugal apenas para conseguir de borla um tratamento que no seu país de origem é pago. Há consultas de graça para se fazer um aborto a pedido, mas não há unidades de cuidados paliativos suficientes para dar resposta a tantos que precisam. 

A solução não pode ser fechar sucessivas urgências e blocos operatórios, concentrando os poucos profissionais nos hospitais que sobram. 

Falta uma visão a longo prazo, se queremos manter os ganhos em saúde que nos deram fama. 

Falta remunerar os profissionais de forma digna, falta dar-lhes condições de trabalho, falta taxar o que deve ser taxado e manter a gratuidade naquilo que é realmente importante.

Ora isso exige que se deixe de pensar no que dará mais votos nas próximas eleições, ou no melhor negócio para o bolso de alguns. 

Acima de tudo, no caos que a República atravessa, faltam exemplos, como os das Rainhas D. Leonor, D. Estefânia, ou de D. Pedro V, que dedicaram o seu trabalho e no último caso a sua vida, para a Saúde em Portugal. 

Fonte: Causa Real

Sem comentários: