domingo, 3 de dezembro de 2023

Duque de Bragança defende reposição do Serviço Militar Obrigatório


O Duque de Bragança defende a reposição do Serviço Militar Obrigatório (SMO) em Portugal para “dar dignidade aos militares”. SAR, O Senhor D. Duarte de Bragança considera que estes têm sido, nos últimos tempos, “maltratados pelo poder político”.


O Duque de Bragança considera que “o serviço militar obrigatório é também uma oportunidade única para promover o convívio e camaradagem entre os jovens de origens sociais e culturais diferentes, reforçando a unidade nacional”.


No discurso desta quinta-feira no tradicional jantar dos Conjurados, e citado pela agência Lusa, SAR D.Duarte Pio diz acreditar “que seja este o momento de rever a opção do “serviço militar obrigatório” e que é “tempo de os governos voltarem a dar dignidade aos militares, tão maltratados pelo poder político, mas que são o garante da nossa segurança e soberania”.


Na comunicação por ocasião do Dia da Restauração da Independência de Portugal, lembrou ainda que alguns países permitem aos jovens substituir o serviço militar por um “serviço cívico mais prolongado”.


O Duque de Bragança, que vai intervir no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, considera que desde a Segunda Guerra Mundial não se vive  um “período tão preocupante” como actualmente e lembra que o envolvimento das Forças Armadas portuguesas em alguns conflitos “tem sido muito bem vista internacionalmente, apesar das limitações orçamentais”.


SAR lamenta ainda a “preocupante situação económica”  e apela ao voto nas legislativas antecipadas de 10 de Março porque “quem não vota não tem o direito de criticar” porque “entrega a sua responsabilidade a outrem”.


Fonte: Sol

Sem comentários: