terça-feira, 21 de março de 2023

“Sem fé, a política é muito assustadora. Se você não tiver fé, vai querer criar o céu na terra”

 


Tradução Deus-Pátria-Rei

Rod Dreher levou alguns jornalistas para conhecer Viktor Orban em Budapeste. Excerto da sua entrevista:

Perguntei ao primeiro-ministro, um calvinista, sobre sua crença de que a regeneração da civilização ocidental requer a restauração da fé cristã.

“O cristianismo não pode ser regenerado pela política”, disse ele, acrescentando que a fé é sempre, em última análise, uma questão de converter o coração de um indivíduo. No entanto, ele acrescentou que, se os cristãos não acordarem e resistirem às tendências culturais que os estão dominando, a fé morrerá.

“A melhor esperança hoje são os ortodoxos”, disse ele. “Eles não discutem, mas acreditam. Nós [protestantes e católicos] discutimos o tempo todo”.

Orban passou a chamar os cristãos ortodoxos de "reserva mais importante" para os cristãos no Ocidente recuperarem a sua base religiosa.

Comentando sobre o péssimo estado da vida religiosa na Hungria, onde relativamente poucas pessoas vão à igreja, o primeiro-ministro disse: “Não temos ilusões sobre nossa aparência”. No entanto, se a Europa quiser sobreviver, ela deve retornar à fé que criou a ordem sagrada sobre a qual a sua civilização foi construída, acredita Viktor Orban.

“A minha análise é que essa estrutura social construída nos últimos trinta anos é totalmente contrária à natureza humana”, disse. "Está fadado a desmoronar, mas espero que não no estilo Armagedom."

Se a hegemonia da ideologia de género e outras manifestações da loucura progressista puderem ser quebradas rapidamente, então “o retorno à tradição será muito mais rápido do que podemos imaginar. Mas primeiro temos que esmagá-los politicamente”.

Continuando na intersecção entre religião e política, Orban disse que não entendia como alguém poderia ser um líder político conservador sem ser uma pessoa de fé real. Não é por acaso, disse, que a Hungria, a Eslováquia e a Polónia lideram a luta pela defesa dos valores tradicionais na Europa. Fazem parte de uma Europa menos afectada pela corrosiva modernidade.

O principal conselheiro político do primeiro-ministro, Balazs Orban (sem parentesco), entrou na conversa, dizendo: “Sem fé, a política é muito assustadora. Se você não tiver fé, vai querer criar o paraíso na terra."

O primeiro-ministro disse que os políticos podem dar às pessoas uma vida material melhor, mas não é seu trabalho dar-lhes uma vida feliz.

Falamos brevemente sobre sua viagem a Roma para homenagear Bento XVI na vigília fúnebre do Papa. O Sr. Orban disse que os calvinistas húngaros reconhecem que o catolicismo é absolutamente vital para o futuro do cristianismo, e que se a Igreja Católica é fraca, é ruim para todos os cristãos. Ele voltou à importância do renascimento religioso para a renovação civilizacional e disse que era por isso que gostava de visitar os líderes religiosos onde quer que viajasse.

Sem comentários: