terça-feira, 9 de maio de 2023

A ONU deve relembrar que a eutanásia viola os direitos fundamentais

 


Tradução Deus-Pátria-Rei

A vida é o bem mais precioso do homem. Ninguém pode exercer qualquer direito ou desfrutar de qualquer liberdade sem esta vida. No entanto, alguns na França e em outros lugares querem poder acabar com a vida de pessoas vulneráveis, doentes, idosos e deficientes, sob o pretexto de “liberdade”.

No entanto, a proibição de matar é o fundamento dos direitos humanos. É um princípio fundamental do direito internacional.

Esse princípio foi reafirmado após a Segunda Guerra Mundial, depois que médicos foram condenados em Nuremberg por terem sacrificado deficientes físicos. Este princípio não prevê nenhuma excepção à eutanásia. Portanto, qualquer eutanásia – mesmo apresentada como voluntária – é uma violação dos direitos humanos.

A ECLJ irá assim actuar junto de vários órgãos da ONU para reafirmar a proibição da eutanásia e iniciar um procedimento para investigar os países que legalizaram a eutanásia.

Com efeito, a Convenção Europeia dos Direitos do Homem afirma muito claramente que "a morte não deve ser infligida a ninguém intencionalmente" (artigo 2.º). O artigo 6º do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos afirma que “o direito à vida é inerente à pessoa humana”.

Os proponentes da eutanásia, portanto, querem voltar a esses textos, invocando a liberdade individual e argumentando que tal direito pessoal não tiraria “nada dos outros". 

Não é verdade.

Para a sociedade é renunciar a um princípio fundamental da humanidade: proteger a vida de seus membros, inclusive contra si mesmos. Legalizar a eutanásia equivale a considerar a morte como solução. É privar a sociedade de sua legitimidade para tratar uma pessoa que pede a morte. É colocar sobre seus ombros a responsabilidade de garantir o carácter livre de uma decisão de eutanásia.

Depois, há os cuidadores que são solicitados a realizar um acto que viola directamente o juramento de Hipócrates de não matar intencionalmente.

Finalmente, para os outros, é sempre um membro da família que parte, e a liberdade de alguém se matar priva de sua presença aqueles que lhe são próximos.

Quando uma pessoa pede para morrer, não é só sobre ela. É da sociedade que ela pede a morte e a sociedade é afectada por ela.

Essas escolhas individuais então criam uma norma, uma norma social. Quando a eutanásia se torna legal, todos se projectam diante dessa escolha. Todos se perguntam se deveriam solicitar a eutanásia para si mesmos. São, pois, os idosos, os doentes ou os deficientes quem mais sofre com esta nova norma social que inevitavelmente se vai estabelecendo.

Da liberdade de requerer a eutanásia, passa-se à oportunidade de optar pela eutanásia e, finalmente, acabaremos com a responsabilidade de requerer a eutanásia. “Dar a liberdade de recorrer ao suicídio assistido é permitir que a sociedade exerça pressão para que alguns tenham a elegância de pedir a morte e não pesar”. »

Porque a eutanásia não é uma simples liberdade individual, mas um perigo para a sociedade e em particular para os mais vulneráveis, o ECLJ convida-o a juntar-se à sua acção com a ONU, apoiando o nosso pedido dirigido ao Perito Independente dos Direitos das Pessoas Idosas, à Comissão Especial Relatora sobre Pessoas Idosas do Conselho de Direitos Humanos, bem como do Comité da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, seguindo o devido processo legal.

A descriminalização da eutanásia conduz não só a uma sistemática violação dos direitos humanos, mas também a um gravíssimo retrocesso cultural e jurídico.

A despenalização da eutanásia abre caminho para a normalização da repressão dos mais fracos, cuja vida e outros direitos fundamentais estes órgãos da ONU têm a missão de defender.

Apelamos, portanto, a eles, que têm um mandato específico para proteger os direitos das pessoas vulneráveis, idosos e deficientes: 
  • recordar a proibição fundamental da eutanásia; 
  • iniciar um procedimento de investigação e informar sobre os países que legalizaram a eutanásia.
Esse encaminhamento deve receber uma resposta formal desses órgãos de proteção aos direitos humanos e visa estimular sua acção concreta.

Fonte: ECLJ

Sem comentários: