Após o Casamento Real ocorrido no passado dia 7 de Outubro, a Confraria da Rainha Santa Isabel convidou os Senhores Duques de Coimbra a visitarem esta cidade, para serem investidos como Irmãos da Confraria.
Recorda-se que os pais da Senhora Dona Maria Francisca, Duquesa de Coimbra, os Senhores Duques de Bragança, Dom Duarte e Dona Isabel, desde que são Irmãos da Confraria da Rainha Santa Isabel, todos os anos têm vindo a Coimbra no dia da Solenidade de Santa Isabel de Portugal (4 de Julho), acompanhados pelas Damas da Real Ordem de Santa Isabel e respectivas famílias, mandando celebrar na Igreja da Rainha Santa Isabel a Missa da tarde desse dia da Solenidade, em louvor da excelsa padroeira da cidade de Coimbra.
O referido convite da Confraria da Rainha Santa Isabel foi aceite pelos Senhores Duques de Coimbra e agendada a visita para os próximos dias 2, 3 e 4 de Dezembro.
Em parceria com as principais Instituições da cidade de Coimbra que apreciam a visita a Coimbra dos Senhores Duques de Coimbra, elaborou-se o seguinte Programa:
Programa de Visita a Coimbra:
1º Dia da visita - Sábado, 2/12
- 12h00 - Visita a S. E. Reverendíssima o Senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
- 13h00- "Almoço de Conjurados" no Hotel Quinta das Lágrimas, promovido pela Real Associação de Coimbra, com a adesão das Reais Associações de Viseu e da Beira Litoral (Aveiro), bem como de simpatizantes monárquicos, oriundos de Guimarães.
As inscrições para o “Almoço de Conjurados” deve ser feita pelos telefones 239441674 e 918048310 ou para o e-mail <secretario@
- 16h - Homenagem junto ao túmulo de D. Afonso Henriques na Igreja do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, promovida pela Grã Ordem Afonsina, de Guimarães
(recorda-se que no próximo dia 6 de Dezembro ocorre o 838.º aniversário da morte do Rei Fundador).
Depois desta homenagem, recordando a mesma efeméride e igualmente promovida pela Grã Ordem Afonsina, de Guimarães, haverá na Câmara Municipal de Coimbra uma Conferência, subordinada ao tema "Papel da Igreja na História da Fundação de Portugal", que conta com comunicações do Prof. Doutor Saul António Gomes, da Faculdade de Letras da U.C., do Padre Dr. André Maurício Reis da Silva (alusiva a S. Teotónio) e do bracarense Dr. Rui Ferreira (relacionada com a vida diplomática de D. João Peculiar), não estando confirmada a presença dos Senhores Duques de Coimbra nesta Conferência.
2º Dia da visita - Domingo, 3/12
- 11h00 - Santa Missa Dominical na Igreja da Rainha Santa Isabel.
O acto de investidura dos Senhores Duques de Coimbra como Irmãos da Confraria da Rainha Santa Isabel terá lugar imediatamente antes da Missa, integrando já os Senhores Duques de Coimbra o cortejo solene de entrada na Igreja desde o Coro Baixo do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.
- 15h00 - Visita ao Carmelo de Santa Teresa (onde viveu e morreu a Irmã Lúcia, vidente de Fátima).
Audiência com as Irmãs.
- 17h00 - Visita guiada dos Senhores Duques de Coimbra ao Convento de Santa Clara-a-Nova.
- 18h00 - Concerto, na Igreja da Rainha Santa Isabel, pela Orquestra Clássica do Centro (iniciativa da própria Orquestra Clássica do Centro, que acedeu na integração do concerto no programa desta visita)
3º Dia da visita - Segunda-feira, 4/12
- 11h00 - Visita à Câmara Municipal de Coimbra (c/ reunião na Presidência da Câmara).
- 11h45 - Visita à anexa Igreja do Mosteiro de Santa Cruz (fundada por S. Teotónio, o primeiro Santo português e primeiro Cónego português do Santo Sepulcro de Jerusalém) e aos túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I;
- 15h00 - Visita à Reitoria da Universidade de Coimbra, Capela, Biblioteca Joanina e Sala dos Capelos (ou Sala dos Actos Grandes), terminando com audiência na Reitoria.
- 16h30/17h00 - Fim da visita
Agradecendo desde já a melhor divulgação para a presente, mantenho-me disponível para todos os esclarecimentos necessários.
Joaquim Costa e Nora
(Presidente da Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel)
Sem comentários:
Enviar um comentário